Outubro Rosa
Um mês de combate
A atenção se volta para a saúde da mulher em outubro; em Pelotas, a Liga Feminina de Combate ao Câncer precisa de voluntários
Paulo Rossi -
Até o dia 31, o Outubro Rosa se dedica a disseminar informações sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, o mais comum entre mulheres no mundo inteiro. Todo ano, os olhos se voltam para a preocupação com a saúde feminina, garantindo o suporte emocional necessário para passar por esses momentos e um tratamento de qualidade. O câncer de ovário e de colo do útero também é tema tratado durante este período. Em Pelotas, uma das instituições responsáveis por essa assistência ainda sofre com a falta de médicos.
Há 65 anos, a Liga Feminina de Combate ao Câncer realiza exames de mama e do aparelho reprodutor feminino. Trabalhando com a ajuda de médicos voluntários, o serviço é destinado à população de baixa renda que não possui condições de pagar por uma consulta. A equipe é formada por três presidentes e duas funcionárias, mas apenas uma médica é responsável pelo atendimento. A procura, que já é grande, aumenta ainda mais no mês de outubro. Isabel Chevarria é auxiliar desde 2011 no local e vê o movimento crescer a cada ano. “A procura é principalmente para exame de mamas”, explica.
Em 2014, a instituição contou com a ajuda do Mama Móvel, que encaminhava as pacientes à Santa Casa de Misericórdia de Pelotas. Infelizmente, o serviço teve fim. De acordo com Isabel, as mulheres buscam a Liga, pois sabem que vão ser bem atendidas lá. Mas as ligações não param: todo dia, entre três e quatro pessoas buscam atendimento. Com apenas uma profissional, cinco consultas são realizadas por semana às quintas-feiras, além de retornos de pacientes. A lista de espera é cheia, com mais de cem pessoas.
A secretária Priscila Eslabão conta que muita gente ficou sabendo das ações da Liga após a última matéria divulgada no Diário Popular. “Ligaram bastante”, comemora. Doações foram feitas e novos sócios ingressaram. Em setembro, foi realizado um mutirão, que rendeu um grande número de pacientes atendidos. Como forma de conscientizar sobre o Outubro Rosa e mostrar a importância da realização do pré-câncer, a Liga promoverá um evento no dia 24, no Clube Caixeiral, com palestras de oncologistas e depoimentos de quem sofreu com a doença.
Porém, grande parte da população ainda nem faz ideia que a Liga Feminina de Combate ao Câncer existe. Principalmente os profissionais da área da saúde. A instituição necessita de voluntários e da adesão da população para que o atendimento continue sendo de qualidade. Os médicos que desejam se voluntariar e entidades que desejam se associar devem entrar em contato pelo telefone (53) 3222-1888. Doações podem ser feitas no local, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. A ajuda de todos é importante para que a saúde da mulher continue sendo priorizada, não apenas no mês de outubro.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário