Acesso

Uma aula pelos corredores da feira

26ª Fenadoce abre seus portões para receber visitas gratuitas de estudantes das escolas públicas da cidade

Inclusão social também é pauta na 26ª Fenadoce, que ocorre até o dia 17, em Pelotas. Anualmente, são viabilizadas diversas visitas de escolas municipais para que os alunos conheçam gratuitamente o evento que representa a cidade em que vivem. Além de ganharem um doce, eles têm a oportunidade de conhecer a cultura pelotense reconhecida nacionalmente. Em 2017, foram milhares de alunos que passaram pela Fenadoce. Nesta edição as visitas já começaram e o projeto é reconhecido pelas escolas.

Na quarta-feira (6), centenas de alunos preencheram os corredores da feira mais uma vez. Alegres, curiosos, encantados e de sorriso aberto, eles viveram a experiência que muitas vezes não teriam oportunidade, devido às suas realidades sociais. Professora da Escola Municipal Dona Mariana Eufrásia, Thaís Amaral reconhece que a visita à feira tornou-se ainda mais importante após os registros do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. “É muito importante que eles conheçam aqui a cultura da feira e também de Pelotas, principalmente agora que isso tudo virou um patrimônio nacional. Eles precisam dessa chance de conhecer as atrações da feira”, destacou ela.

Lia Ferronato, professora da Escola Municipal Osmar da Rocha Grafulha, salientou a importância da visita. Segundo ela, que dá aulas para turmas do 4º ano, os alunos podem ver na Fenadoce aquilo que aprendem em aula. “No 4º ano eles aprendem sobre Pelotas e tudo o que inclui a história e a cultura da cidade, por isso é fundamental visitar a feira”, explicou. João Victor Voser, aluno da escola, concordou com a professora e destacou o turismo da Fenadoce. “A gente chegou e já viu ônibus de turismo em volta, é muito bom ter a chance de aproveitar da feira também”, afirmou ele.

APL da Saúde em pauta
O Auditório 2 da feira receberá nesta quinta, às 18h30min, o APL da Saúde, para debater temas como o futuro do arranjo para Pelotas e a região. A cidade é o maior polo industrial de equipamentos eletromédicos e odontológicos e de equipamentos assistidos para a saúde no Rio Grande do Sul.

O evento contará com palestras dos professores da Universidade Federal de Pelotas, Evandro Piva, Isabel Rasia, Mário Canever e Felipe Marques. Participarão ainda o presidente do APL da Saúde Pelotas e Região e coordenador de projetos da Lifemed, Leonardo Reichow, e o diretor financeiro do APL da Saúde e sócio da Contronic, Sidnei Seus.

O APL da Saúde debaterá o desenvolvimento econômico e social da região, a timeline do APL da Saúde, a qualificação técnica e a inteligência comercial no âmbito do APL da Saúde para exportação pioneira de produtos e serviços, além do futuro do APL da Saúde para Pelotas e a região.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Novo terminal do transporte coletivo divide opiniões Anterior

Novo terminal do transporte coletivo divide opiniões

Empregar RS deve ofertar até 250 vagas Próximo

Empregar RS deve ofertar até 250 vagas

Deixe seu comentário