Solução
Uma nova porta que se abre
Banco de Oportunidades tem como intuito oportunizar vagas às pessoas distantes do mercado de trabalho
Gabriel Huth -
Em busca de encaminhar ao mercado pessoas que passam por dificuldades devido a essa situação, o Banco Madre Teresa de Calcutá estreou na manhã desta terça-feira (28) um novo braço dos trabalhos voluntários: o Banco de Oportunidades. O novo projeto irá funcionar a partir de um cadastramento de profissionais que possuem experiência em uma determinada área e, por algum motivo, precisam de um reposicionamento no mercado de trabalho. As portas do Banco estão abertas de segunda a sexta-feira para os interessados, que deverão preencher uma ficha de cadastro.
O Banco de Oportunidades é uma reinvenção do Banco de Empregos, outro ramo dentro da instituição. Conforme explicou Maria Eulalie Fernandes, coordenadora do Madre Teresa, a motivação se deu em razão da baixa oferta de empregos no município. Nos últimos 12 meses, segundo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, o saldo foi negativo: houve 24.465 admissões, enquanto 25.142 pessoas foram desligadas de empresas. A partir disso, a inspiração também se deu nas colegas de voluntariado. Mara Leite é um dos exemplos que inspirou o início do projeto. Por anos ela trabalhou como decoradora de festas infantis, atividade que aos poucos ficou escassa. Agora, além de ser artesã nas horas vagas, ela trilha novos caminhos pela arte da culinária: "virei pizzaiola", contou com alegria. "A gente precisa é de oportunidades".
A expectativa da coordenadora é de que bons ventos encontrarão o novo Banco, que tem como intuito principal apontar novos caminhos a serem trilhados por profissionais que já possuem Ensino Superior ou experiência longa no mercado. Lélia Sallis é uma das pessoas que se enquadra no perfil. Advogada, ela trabalhou por anos na área de direito civil e hoje encontra dificuldades no segmento. "Trabalhar no meio autônomo é complicado", pontuou. A coordenadora do Banco de Oportunidades, Sueli Franco, salientou que as dificuldades de conseguir emprego vão desde pessoas que estão há anos inseridas no mercado até os jovens recém-formados.
O Banco Madre Teresa de Calcutá possui também outros quatro ramos que vão além do trabalho e da renda. São eles os bancos de Alimentos, Remédios, Roupas e Leite. Há 16 anos, o trabalho social atua diretamente nas comunidades pelotenses e atende pessoas em situação de vulnerabilidade. No momento, a entidade está sediada em um local transitório, enquanto aguardam as reformas da sede na avenida Fernando Osório, 1.280. Os interessados em participar do Banco de Oportunidades podem levar currículo e preencher a ficha de cadastro, na avenida Ildefonso Simões Lopes, 284. O telefone para contato é o 3223-0067 e o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h ao meio-dia e das 13h30 às 17h. Nesta terça-feira, foram distribuídos 17,8 mil quilos de alimentos às famílias carentes cadastradas.
Capacitação
O Banco de Empregos está com inscrições abertas paras dois cursos de capacitação: preparação de salgados folhados, nos dias 13 e 14 de junho, e o intensivo de domésticas, nos dias 24 a 28 de junho. As vagas são gratuitas. Para se inscrever, os candidatos devem comparecer à sede da instituição, no horário de funcionamento.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário