Novidade

Unidade dos Bombeiros de Canguçu deve sair em dois meses

Com a garantia de 20 bombeiros, veículo e caminhão, Prefeitura trabalha com a finalização das divisórias e pintura

Foto: Divulgação - Prefeito Vinícius Pegoraro (MDB) conversou com o Comando Geral do CBMRS

Apenas na dependência da colocação de divisórias internas para os alojamentos, instalação elétrica, móveis e a pintura do prédio, Canguçu poderá, em dois meses, finalmente ter a sua unidade de Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS). Há pelo menos 20 anos a população e o Poder Público do Município cobram pela estrutura, uma vez que a cidade é a única com pelo menos 50 mil habitantes sem uma base da corporação, dependendo dos bombeiros de Pelotas em caso de sinistro.

O prefeito Vinícius Pegoraro (MDB) recentemente recebeu a confirmação do Comando Geral do CBMRS da destinação de 20 militares para a nova unidade e adianta que toda a parte administrativa e burocrática da corporação está resolvida, restando apenas a necessidade de concluir a parte estrutural. "Além dos bombeiros, temos destinado um veículo e um outro novo, empenhado, para quando a unidade entrar em funcionamento." Mesmo assim, o chefe de governo prefere não trabalhar com datas para o início das operações, embora assegure que isso deve ocorrer nos próximos meses. A estimativa de 60 dias fica por conta do futuro comandante da unidade, que acumulará a função com Pelotas, o primeiro-tenente Gilberto Alves da Silva Junior.

"Estive conversando com o vice-prefeito Cledemir de Oliveira Gonçalves e faltam alguns ajustes da Prefeitura. Nós entramos com o efetivo, que são 20 militares, sendo 11 de Pelotas, e o restante vem de Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e de outras localidades do Estado. Temos ainda um caminhão que foi destinado em 2016 e está sendo usado em Pelotas, mas vai para Canguçu. Então estamos só pelo aval."

A demora na conclusão destes processos é porque foram feitas duas licitações para restaurar o prédio da antiga padaria do Município, com início em 2021. A primeira empresa realizou 5% da obra e desistiu. Em 2022, o problema se repetiu. "Com a estiagem e muitas queimadas em campos, a população cobrou uma medida. Então o prefeito decidiu locar um prédio enquanto segue a tramitação de um novo", esclareceu o tenente. A nova unidade vai abranger, além de Canguçu, Arroio do Padre e Morro Redondo.

São Lourenço do Sul
Depois de um ano e seis meses de assinatura de contrato e ordem de serviço para a construção do quartel do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de São Lourenço do Sul, a obra está em fase de conclusão. O orçamento inicial foi de R$ 1.106.585,20, e, segundo a assessoria de imprensa, a previsão de entrega deve ficar para final de julho. O novo prédio terá 606 metros quadrados, com garagem lateral para os dois caminhões de autobomba tanque, mais duas viaturas leves (uma S10 para incêndio florestal e uma viatura administrativa), área administrativa, espaço para uma embarcação emprestada de Rio Grande, além de contar com uma sala de aula para projetos sociais como Bombeiro Mirim e palestras em geral.

Rio Grande
Em Rio Grande, a unidade dos Bombeiros do Trevo, fechada em 2019, está em fase de conclusão do projeto e, em breve, uma reunião com as autoridades locais deve definir se o processo pode ser encaminhado para licitação. Uma emenda parlamentar de R$ 300 mil, do deputado federal Paulo Pimenta (PT) foi destinada à unidade, isto porque o Trevo é estratégico no atendimento da indústria, da área portuária do Município, além dos moradores do Parque Marinha, Parque São Pedro, Vila da Quinta e Povo Novo.


Bombeiros na Zona Sul

Município     Batalhão      Endereço       Telefone
Rio Grande 3º R. General Vitorino, 781; (53) 3232-4857
Jaguarão 3º R. General Câmara, 1.031; (53) 3261-3765
Pelotas 3º R. Gomes Carneiro, 1.880; (53) 3222-2222
Santa Vitória do Palmar 3º R. João de Oliveira Rodrigues, 904; (53) 3263.1599
São José do Norte 3º R. Marechal Deodoro, 183; (53) 3238-1768
São Lourenço do Sul 3º Av. Coronel Nono Centeno, 151; (53) 3251-1236

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

As tendências gastronômicas que aquecem o inverno gaúcho Anterior

As tendências gastronômicas que aquecem o inverno gaúcho

STF decide pela constitucionalidade da lei que restringe pesca de arrasto Próximo

STF decide pela constitucionalidade da lei que restringe pesca de arrasto

Deixe seu comentário