Discussão

Unimed Pelotas não cumpre com pagamento do piso da enfermagem

Instituição quer parcelamento do valor e diminuição no vale-alimentação; trabalhadores não concordam

Foto: Divulgação - DP - Cooperativa pediu uma mediação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT)

Por Victoria Meggiato
[email protected]

A Unimed Pelotas é um dos únicos hospitais privados que não cumpriu a legislação referente ao pagamento do piso da enfermagem. De acordo com o Sindisaúde de Pelotas e Região, a Unimed enviou uma proposta, apresentada em assembleia para os trabalhadores, que não foi aceita. O que a instituição quer é parcelar em três anos o piso e diminuir 40% do vale-alimentação. O Serviço de Anestesia de Pelotas (Sap) também não cumpriu com o pagamento e irá receber uma notificação.

Em acordo fechado com o setor privado, 80% do piso será pago em outubro deste ano e 20% em fevereiro de 2024. Em duas assembleias realizadas, a proposta feita pela Unimed foi recusada. A cooperativa, que ainda não cumpriu a lei, pediu uma mediação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). A presidente do Sindisaúde Bianca D'Carla, afirma que eles não veem necessidade e que os trabalhadores já se posicionaram sobre não aceitar o parcelamento. "Nós não temos acordo com a Unimed. Eles teimam em dizer que querem renovar, mas não fecham acordo coletivo com os trabalhadores desde 2017", conta.

Bianca também ressalta que o Sindisaúde aguarda o posicionamento da empresa. "Após a mediação, a gente vai entrar judicialmente pedindo o cumprimento do piso, conforme determinou o Supremo Tribunal Federal (STF)", garante. Além do parcelamento recusado, os trabalhadores também não aceitam a proposta do acordo geral, que retira diversos direitos adquiridos anteriormente por eles. O sindicato não descarta a possibilidade de uma paralisação em frente à Unimed.

O restante das instituições privadas já estão se adequando ao acordo e aquelas que ainda não conseguiram realizar o pagamento, irão efetuar em folha complementar. Da rede pública e filantrópica, os trabalhadores que não tiveram os seus repasses seguirão recebendo do governo. O Sindisaúde também aguarda a Secretaria da Saúde divulgar a data do repasse que irá colocar em dia os funcionários com valores corrigidos, além das quantias atrasadas daqueles que estavam com cadastro incorreto.

Unimed
Em nota, a Diretoria Executiva da Unimed afirmou que, desde que sancionada a Lei que define o piso salarial dos Enfermeiros e Técnicos em Enfermagem: "Está empenhada em buscar alternativas para conciliar os avanços possíveis na remuneração dos colaboradores, mantendo a sustentabilidade do negócio e das operações."

A empresa ainda destaca que as propostas foram enviadas para os sindicatos que representam as categorias envolvidas, Sindicato dos Trabalhadores em Serviços de Saúde de Pelotas (Sindisaúde) e Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Sergs). Neste momento, aguarda a discussão final de cláusulas sociais com o setor administrativo, que já aprovou a proposta de reajuste salarial, e a homologação do Sindisaúde.

Em relação aos enfermeiros e técnicos em enfermagem, afirma que não houve acordo e a cooperativa lançou mão da prerrogativa legal de solicitar mediação para o Tribunal Regional do Trabalho, cujas datas já foram marcadas. Consideram também que este é o melhor caminho para firmar acordo com a classe e reafirma sua responsabilidade com sustentabilidade social e seu compromisso com as negociações.

Por fim, reitera que "a cooperativa está há 45 anos no mercado e durante toda sua trajetória preservou o compromisso de promover cuidado e saúde para os beneficiários, sempre valorizando os colaboradores. Fato este evidenciado pelos benefícios concedidos pela empresa aos seus colaboradores ao longo de todos estes anos e que impactam de forma significativa as decisões acerca do piso nacional da enfermagem."

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Áreas da Bacia de Pelotas estão na oferta permanente da ANP Anterior

Áreas da Bacia de Pelotas estão na oferta permanente da ANP

Dia do Professor: O educador inclusivo também em evidência Próximo

Dia do Professor: O educador inclusivo também em evidência

Deixe seu comentário