Segurança

Uso da tecnologia no combate ao crime é tema de reunião na Sedetur

A finalidade é buscar uma agenda conjunta com a Secretaria da Segurança Pública para debater o assunto

O secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado (Sedetur),  Márcio Machado, recebeu nesta segunda-feira (18) representantes de um consórcio de empresas responsável pelo sistema de segurança eletrônica da Cidade do México. Eles vieram apresentar ao governo gaúcho as tecnologias disponíveis para auxiliar o poder público no combate ao crime em áreas urbanas com o uso de câmeras de monitoramento, imagens de satélite e drones de vigilância.

O gerente regional de vendas da América Móvil, André Alcântara, afirmou que o uso de câmeras que filmam as ações policiais pode reduzir em até 90% as agressões contra agentes de segurança e em 30% as ações violentas da própria polícia durante as operações. “São imagens captadas em tempo real, que ficam armazenadas no sistema da polícia e podem, inclusive, serem utilizadas como prova judicial”, ressaltou. Ele convidou representantes do governo gaúcho a irem ao México conhecer o sistema implantado na capital asteca e trocarem informações com o poder público local.

Durante a reunião, Márcio Machado disse que o tema da segurança pública é sensível e de grande importância para o governo. Ele solicitou aos representantes do grupo empresarial que enviem à Sedetur o material de apresentação dos equipamentos e tecnologias disponíveis, além de um esboço de protocolo de intenções estabelecendo os critérios técnicos e responsabilidades recíprocas para uma parceria com o estado. A finalidade é buscar uma agenda conjunta com a Secretaria da Segurança Pública para debater o assunto.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Brasil dispensa visto de entrada para Canadá, EUA, Japão e Austrália Anterior

Brasil dispensa visto de entrada para Canadá, EUA, Japão e Austrália

Aeroporto de Pelotas já está na mira da privatização Próximo

Aeroporto de Pelotas já está na mira da privatização

Deixe seu comentário