Saúde
UTI Pediátrica do HU-Furg em rio Grande é habilitada
Com o anúncio do Ministério da Saúde, a unidade dobrará sua capacidade de atendimento, disponibilizando dez leitos
O Ministério da Saúde anunciou que a Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTI Pediátrica) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está habilitada para o atendimento. Com isso, o número de leitos oferecidos passa dos atuais cinco para dez.
Em reunião realizada e Brasília, a diretoria do Hospital e reitoria da Furg, com o presidente da Ebserh, Oswaldo Ferreira, e o vice-presidente, Eduardo Vieira, ficou acertado ainda a convocação - publicada em edital - de um médico especialista em cirurgia pediátrica e de 20 técnicos de enfermagem que atuarão na UTI Pediátrica.
Unidade
Inaugurada em maio de 2017, a Unidade funcionava com cinco leitos, tendo suas despesas custeadas com recursos do Hospital. Com a habilitação, a UTI passará a receber verbas federais para o custeio integral dos procedimentos realizados. Além disso, com a nomeação de novos profissionais, será possível colocar em atividade os dez leitos disponíveis na UTI Pediátrica.
Conforme a superintendente do HU-Furg, Sandra Brandão, com os novos profissionais e recursos, poderemos duplicar a capacidade da UTI, que atende Rio Grande e outros municípios da Região. "Cumprimos todos os requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde para o pleno funcionamento de nossa UTI e estamos satisfeitos com essa conquista para a saúde de nossa comunidade", salientou Sandra.
Infraestrutura
A UTI Pediátrica conta com dez leitos equipados com monitores vitais e aparelhos de ventilação mecânica, em uma área de 221,70 metros quadrados. A equipe multidisciplinar é composta por médicos pediatras, enfermeiros qualificados para o tratamento intensivo, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos e outros profissionais necessários para os procedimentos assistenciais e administrativos realizados na Unidade. No local são atendidas crianças maiores de 28 dias até 14 anos, 11 meses e 29 dias.
Outras demandas
A primeira reunião do HU-Furg realizada com a nova presidência da Ebserh também abordou outros temas, entre eles o pedido de nomeação dos demais candidatos aprovados no concurso público nacional da Rede Ebserh nº 01/2018, para atender as demandas de recursos humanos do Hospital. Na ocasião, ainda foi formalizado convite para que o presidente visite o HU-Furg.
De acordo com a reitora da Furg, Cleuza Dias, a reunião foi muito positiva, o presidente da Ebserh mostrou-se muito sensível às demandas apresentadas, ressaltou a importância dos hospitais universitários para a formação de profissionais de saúde e para o atendimento às demandas de saúde da comunidade.
A reunião ainda contou com as presenças do pró-reitor de Planejamento e Administração da Furg, Mozart Martins e do gerente Administrativo do HU-Furg, Tomás Dalcin.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário