Catolicismo

Viu, sentiu compaixão e cuidou dele é lema da Campanha da Fraternidade 2020

Organização visa a união de todos os organismos da Arquidiocese de Pelotas em prol das ações sociais

O lançamento da Campanha da Fraternidade 2020 está próximo e o lema já foi decidido: Viu, sentiu compaixão e cuidou dele. A ação é realizada anualmente pela Igreja Católica no Brasil desde 1964, neste ano, um dos objetivos é promover a união a partir dos organismos da Arquidiocese de Pelotas, para articular as atividades em prol de fazer o bem. Neste sábado (15), um café da manhã ocorreu com a participação das paróquias, pastorais, instituições religiosas e demais movimentos da Igreja para organizar as ações do ano.

A cada ano, a escolha do tema e do lema da campanha é feita pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A frase que vai nortear as ações de 2020 é inspirada na parábola do Bom Samaritano. "É um convite para nos tornarmos cuidadores uns dos outros", explicou o padre Martinho Lenz, capelão da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A história, narrada no Novo Testamento da Bíblia Sagrada, ilustra a compaixão que cada pessoa deve ter pelo próximo.

As ações deste ano da Campanha da Fraternidade são norteadas pela ideia de pensar em uma sociedade unida. "Nós temos que buscar mobilizar a sociedade a defender a vida, as pessoas e a natureza", completou o padre. O cuidado com a mãe natureza também é essencial para o bem viver, por estar diretamente conectada à vida.

A assistente social da Caritas Arquidiocesana de Pelotas, Adriana Teixeira, ressaltou que a união deve começar pelos segmentos e organismos da Igreja Católica. "Somos uma única igreja, temos que pensar em conjunto, unidos", diz. No encontro deste sábado, uma apresentação prévia do tema deve ocorrer, com o objetivo de selecionar um representante de cada pastoral, a fim de articular as ações da Campanha.

O lançamento oficial da Campanha da Fraternidade ocorre no dia 26 deste mês, na Quarta-feira de Cinzas, após o feriado de Carnaval, que dá início à Quaresma. Os 40 dias que antecedem a Páscoa - principal celebração cristã - encerram-se no Domingo de Ramos, dia 5 de abril. Contudo, a Campanha é anual e segue para além da data.


Rio Grande

A Diocese de Rio Grande irá realizar no próximo dia 26, às 10h30min, uma coletiva de imprensa sobre a Campanha da Fraternidade. A atividade contará com a presença de dom Ricardo Hoepers, bispo diocesano do Rio Grande e presidente da Comissão Episcopal Vida e Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que conduzirá o lançamento da campanha na diocese. Já o lançamento da Campanha será no dia seguinte, 27, às 19h30min no Centro Diocesano de Pastoral.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cidade passa a contar com um novo app de transporte Anterior

Cidade passa a contar com um novo app de transporte

Brasileiros em quarentena seguem sem sintomas do novo coronavírus Próximo

Brasileiros em quarentena seguem sem sintomas do novo coronavírus

Deixe seu comentário