Debate
Z-3 recebe o Fórum da Lagoa
Encontro reuniu pescadores da Zona Sul para alinhar questões comuns entre as colônias
Jô Folha -
Na tarde de quinta-feira (28) foi realizada nova edição do Fórum da Lagoa, desta vez na Colônia Z-3, em Pelotas. Foi a primeira edição do ano de 2019 do evento, que tem sede alternada entre as quatro colônias integrantes: Z-3 (Pelotas), Z-2 (São José do Norte), Z-1 (Rio Grande) e Z-8 (São Lourenço do Sul). Mensalmente, representantes destes locais se reúnem para debater interesses comuns aos pescadores, junto com autoridades que possam auxiliar nas pautas, como prefeituras, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Universidade Federal do Rio Grande (Furg).
O fórum existe desde 1986 e provém de força da união dos pescadores artesanais da Região Sul. Na reunião de ontem, foram abordadas questões pertinentes ao início do ano, como a instrução de regularização junto aos órgãos de fiscalização. Entre os assuntos recorrentes, a pesca do bagre na Lagoa dos Patos é uma das principais bandeiras da organização. Para liberação da captura dessa espécie, é necessário que exista um levantamento e, na sequência, um monitoramento, que irá apontar a ameaça ou não de extinção. Esse procedimento demanda recursos estaduais, o que é motivo de pauta desde 2016 no Fórum.
O presidente da Colônia Z-3, Nilmar Conceição, disse estar atento ao pagamento do seguro defeso da Lagoa, que deverá ser depositado nos próximos meses. “Antes o processo era manual no sistema, agora eles (INSS) tentaram automatizar, então estão aparecendo alguns problemas”, comentou Nilmar.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário