Pandemia
Zona Sul confirma mais três casos de contaminação
Pacientes são um casal de Piratini e um idoso de Pelotas; região já contabiliza seis com a Covid-19
Divulgação -
Três novos casos de Covid-19 foram confirmados na quinta-feira (26) na Zona Sul. Os dois primeiros foram em Piratini e o terceiro em Pelotas. Ao todo, a região já contabiliza seis casos positivos, todos com resultados apresentados nesta semana: dois em Rio Grande, dois em Pelotas e dois em Piratini. No Rio Grande do Sul, já são 190 casos confirmados e uma morte. No Brasil, o número pula para 2.915 casos confirmados e 77 mortes em decorrência do novo coronavírus.
Na região, o primeiro a confirmar dois casos de quinta foi Piratini. Em um vídeo divulgado nas redes sociais da prefeitura local, o prefeito Vitor Rodrigues (PDT) e o secretário de Saúde, Diego Espíndola, anunciaram os testes positivos para um casal. Ambos têm 38 anos e estiveram em São Paulo recentemente, em viagem. Com o quadro estável, os dois permanecem em isolamento e são acompanhados por equipes da Vigilância em Saúde do município.
Em Pelotas, o segundo caso confirmado na cidade trata-se de um homem, de 70 anos, que recentemente esteve em Bagé - que é o segundo município com mais casos no Estado - com nove confirmados. Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o idoso apresentou quadro de tosse acompanhada de febre e está em isolamento domiciliar, onde se recupera.
Até quinta, foram registradas em Pelotas 113 notificações de suspeitas da doença, sendo 73 descartadas em exames realizados no Laboratório Central do Estado (Lacen). Outros 38 casos ainda estão em análise no laboratório.
Ordem é de isolamento domiciliar
No pronunciamento oficial, o prefeito Vitor Rodrigues reforçou o pedido para que as pessoas permaneçam em casa, em isolamento social, para evitar transmissões na comunidade. “Ao contrário de alguns pronunciamentos, de forma irresponsável, que tratam essa situação de calamidade como se fosse uma coisa normal. É sério. Precisamos neste momento fazer isso: cuidar de si para cuidar da coletividade”, declarou diretamente do gabinete da prefeitura de Piratini.
R$ 32,4 milhões aos municípios
O governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou também ontem a liberação de R$ 32,4 milhões, oriundos do Ministério da Saúde, para repasse aos 497 municípios. A verba deverá ser utilizada para organizar centros de triagem dos pacientes. No plano de contingência montado no Estado, estão disponíveis cerca de 1,2 mil leitos de UTI, informou. Outra informação repassada pelo governador, foi em relação a equipamentos hospitalares e os de proteção individual. O Estado está contatando fábricas para ajustar a produção e acelerar os processos para garantir os equipamentos.
Merenda perecível é doada em São José do Norte
O município de São José do Norte distribuiu, nesta semana, os alimentos perecíveis que eram direcionados às escolas municipais, que estão com aulas suspensas. Com o objetivo de evitar o desperdício, foram doados cem quilos de maçã e cem quilos de batata para famílias em situação de vulnerabilidade social e com crianças em idade escolar.
Sete casos descartados em Rio Grande
Ontem, sete casos suspeitos foram descartados em Rio Grande. Outros seis ainda seguem em análise no Laboratório Central do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen). O município já tem dois casos confirmados da Covid-19.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário