Editorial

Situação desagradável

Dentre os inúmeros desafios que surgem diariamente para quem atua na administração pública, um dos mais complexos é como lidar com o esgoto. O problema não é o tratamento em si, mas como lidar com algumas situações que podem ocorrer corriqueiramente em qualquer rua do Município, como é o caso, por exemplo, da Doutor Cassiano, quase esquina com a Padre Anchieta, onde um odor característico de esgoto tomou conta da localidade.

Esse, no entanto, normalmente é um problema de fácil solução. O morador passar por ali, nota a situação, chama o Sanep e a autarquia vai até o local para fazer o conserto. Se não for algo extremamente fora da curva, aquela água com cheiro a podre some em questão de dias. Mas e quando esse odor tão característico vira uma constante na vida das pessoas? Quando a falta de saneamento em uma determinada localidade vira um refúgio para ratos, baratos e outros?

Essa situação desagradável é o dia a dia de algumas famílias da Santa Terezinha. Em matéria publicada na edição de ontem do Diário Popular, a reportagem mostrou a situação enfrentada por muitas pessoas na região. Aí vem a pergunta: mas não era só ligar para o Sanep que eles aparecem para fazer os reparos? Pelo que foi constatado no local, não é bem assim.

De acordo com o Sanep, o canal responsável pelo mau cheiro e sujeira compõe o sistema de macrodrenagem, mas é um local de acesso extremamente difícil, pois os imóveis alocados às margens do canal inviabilizam que a manutenção seja feita com o maquinário adequado. A autarquia vai além, informando que as habitações são irregulares, por isso o serviço não consegue ser feito por ali.

Em um caso como esses, com todas essas nuances, de quem é a culpa pela situação do canal da Santa Terezinha? É do poder público, que não encontra uma solução? Ou dos moradores, que construíram as casas em um local irregular? Difícil apontar o dedo e decretar quem é o culpado. E enquanto tudo isso não desenrola, todos ao redor sofre as consequências dessa situação desagradável.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Espiritualização - Ampliação de horizontes e necessidade evolutiva

Próximo

Com emoção. Até o fim

Deixe seu comentário