Posse

Anderson Garcia assume presidência da Câmara

Vereador do Podemos preside o Legislativo pela segunda vez

Foto: Fernanda Tarnac - Vereador é o novo presidente da Câmara

O vereador Anderson Garcia (Podemos) tomou posse na sexta-feira (29) como presidente da Câmara de Vereadores de Pelotas. Junto dele, foram empossados os outros membros da mesa diretora do Legislativo de 2024: Paulo Coitinho (Cidadania, primeiro vice-presidente), Rafael Barriga (UB, segundo vice), Carlos Júnior (PSD, primeiro secretário) e Jone Soares (PSDB, segundo secretário).

Em seu primeiro discurso como presidente, Anderson afirmou a importância do Poder Legislativo como representante da sociedade e defendeu a participação da Câmara nos principais debates do Município. "Eu vou tornar este poder maior do que ele já é. Eu sou um defensor do Poder Legislativo [...] que representa fielmente o que o povo pensa", disse.

"Os debates iniciam em outros lugares, mas eles se encerram aqui", disse. "Essa legislatura não vai poder analisar o Plano Diretor porque não foi mandado. Uma Câmara que renovou 60% dos vereadores não vai poder colocar sua visão sobre a cidade, isso é um pecado profundo para essas pessoas que estão aqui representando comunidades desta cidade", exemplificou.

Prefeito em exercício, o vereador César Brisolara, o Cesinha (PSB), presidiu a Câmara em 2023 e saudou seu sucessor. "Todo o trabalho feito pela nossa população ganha ainda mais força quando se tem coesão entre os agentes políticos. Fico imensamente feliz de estarmos dando posse a um dos maiores defensores dessa Casa e da independência desse Poder", disse.

Em sua última fala como presidente do Legislativo, na quinta-feira, Cesinha destacou o trabalho de sua gestão na Câmara, como o combate ao assédio às mulheres e a realização do congresso Presença Negra, além de melhorias na estrutura de comunicação da Casa.

Garcia já havia presidido o Legislativo pelotense na legislatura passada, em 2018. Agora, sucede o vereador Cesinha e os vereadores Cristiano Silva (UB) e Marcos Ferreira, o Marcola (UB), que presidiram a Casa em 2021 e 2022, respectivamente.

Votações
Antes da cerimônia que deu posse à nova mesa diretora, foram realizadas duas sessões extraordinárias para vencer a pauta de votações de 2023. Foram votadas as redações finais de projetos que estavam em tramitação, incluindo a atualização da Lei Orgânica do Município. Todas foram aprovadas.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Câmara encerra ano com bateria de votações Anterior

Câmara encerra ano com bateria de votações

Paula Mascarenhas projeta último ano de mandato Próximo

Paula Mascarenhas projeta último ano de mandato

Deixe seu comentário