Legislativo

Césinha assume presidência da Câmara

Vereador diz querer aproximar a população do legislativo por meio da comunicação

Foto: Fernando Silva/Ascom - DP - Vereador tem ligação com pautas sociais e o movimento negro

Por Victoria Fonseca
[email protected]
(Estagiária sob supervisão de Vinicius Peraça)

O vereador César Brisolara, o Césinha, (PSB) é o novo presidente da Câmara Municipal de Pelotas a partir do dia 1º de janeiro. O parlamentar e a mesa diretora de 2023 foram empossados em cerimônia formal na manhã desta quinta-feira (29). Aproximar a população do legislativo e aperfeiçoar a comunicação institucional são as principais metas da gestão do vereador socialista.

Ligado a pautas sociais e militante do movimento negro, César Brisolara assume o comando dos trabalhos da Câmara com o compromisso de fazer valer o termo: casa do povo. O parlamentar, que é filiado ao PSB há cerca de 12 anos, foi eleito para a presidência da casa em seu primeiro mandato como parlamentar. Em 2016, concorreu ao legislativo, mas ficou como suplente do partido. Já em 2020, foi o 13º mais votado entre os 21 vereadores.

Conduzir uma gestão em que a população consiga acompanhar as atividades da Câmara é um dos feitos que Césinha deseja realizar como presidente. De acordo com o vereador, a comunicação da casa é falha, com isso inúmeras proposições e leis que passam pelo plenário são desconhecidas pela sociedade. Brisolara ressalta que os meios de aprimoramento da comunicação institucional já estavam sendo trabalhados pela sua equipe de transição.

"Ao meu ver, estamos prestando conta de uma forma não tão adequada, e isso a gente tem que mexer na comunicação para que a população possa acompanhar quase em tempo real tudo que a gente está produzindo", comenta. Ainda para o presidente, as mudanças são necessárias para garantir mais transparência.
Reformulação do site e troca da chefia do setor de comunicação são as primeiras ações.

César Brisolara destaca ainda que já há diversos projetos pensados para modificar a questão estrutural. Ele conta que, em 2023, a constituição de um parlamento jovem e mirim será uma das maneiras de levar os pelotenses para dentro da Câmara. "São diversos projetos no grupo de transição que vamos colocar em prática assim que virar o ano".

Relação com o executivo
O novo presidente eleito descreve a sua atuação no parlamento como independente e garante que no próximo ano a relação entre a prefeitura e o legislativo continuará sendo harmoniosa. No que se refere a condução de proposições polêmicas, o socialista ressalta que o trabalho de formar maioria para aprovação de matérias enviadas é trabalho do executivo. Novamente, Brisolara destaca que a falta de comunicação eficiente é um dos motivos que causa controvérsia em discussões de diversas propostas.

Gastos
Neste ano, a Câmara bateu recorde histórico de gastos em diárias. O valor de R$ 689.654,00 foi o desembolso mais alto desde 2013, ano da implementação do portal da transparência. Questionado sobre a administração da área financeira do legislativo, o presidente eleito afirma que uma ação de controle já foi tomada pela atual mesa, da qual faz parte como 1º vice-presidente. O parlamentar se refere ao projeto de lei que impõe teto de gastos de R$ 40 mil em diárias para cada gabinete.

No entanto, ele ressalta que as viagens dos vereadores são necessárias para a obtenção de recursos para a cidade em demais instâncias. "Já trouxeram para Pelotas, o montante total de dez milhões. Não é somente gasto, eu vejo como investimento".

Alteração de acordo
Em acordo da base aliada no qual foram definidos Cristiano Silva (PSDB) e Marcos Ferreira (Sem partido) respectivamente como presidentes, o nome do vereador Carlos Jr. (PSD) era o cotado para assumir o cargo no 3º ano da legislatura. No entanto, o cenário foi alterado devido às eleições deste ano em que o parlamentar concorreu a deputado estadual.

Conforme Brisolara, em razão da possibilidade do vereador democrata ser eleito deputado, abriu-se na casa o espaço para outros nomes concorrerem à presidência. "A partir daí, nós, do PSB e da bancada do PP, achamos que nessa reconfiguração poderíamos pleitear. Principalmente o PP, porque foi a terceira maior bancada", explica. Porém, diz que entre os vereadores havia um indicativo pelo nome de Carlos Jr, não um acordo já formado.

Mesa diretora
Em 2023 a mesa diretora da Câmara de Vereadores será composta por César Brisolara (presidente), Márcio Santos (1º Vice-presidente), Rafael Dutra ( 2º Vice-presidente), Paulo Coitinho (1º Secretário) e Jone Soares (2º Secretário).













Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Proposta que abre vagas para professores é aprovada em Pelotas Anterior

Proposta que abre vagas para professores é aprovada em Pelotas

Marcola assume Prefeitura interinamente Próximo

Marcola assume Prefeitura interinamente

Deixe seu comentário