Eleições 2022

Deputados estaduais tomam posse nesta terça-feira

Região sul tem apenas dois eleitos na Assembleia, sem representantes de Pelotas e Rio Grande

Vinicius Reis - Deputados Zé Nunes (PT), de São Lourenço do Sul e Pedro Pereira (PSDB), de Canguçu

Por Douglas Dutra
[email protected]

Os 55 deputados estaduais eleitos em outubro de 2022 tomam posse nesta terça-feira (31) em cerimônia no Plenário 20 de Setembro, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A cerimônia acontece às 14h.

Também nesta tarde, os parlamentares empossarão o novo presidente da Casa, deputado Vilmar Zanchin (MDB), e a nova Mesa Diretora. Os deputados definiram o rodízio da presidência nos próximos anos através de acordo entre as bancadas, o que é comum na Assembleia. Adolfo Brito (PP) será presidente em 2024, Pepe Vargas (PT) em 2025 e Sergio Peres (Republicanos) em 2026.

A 56ª Legislatura, que vai até 2027, terá 24 novos deputados e 31 parlamentares reeleitos. Entre os escolhidos, nenhum representa Pelotas ou Rio Grande, as maiores cidades da Zona Sul, e apenas dois têm seus redutos eleitorais na região: Zé Nunes (PT), de São Lourenço do Sul, que foi reeleito com 44 mil votos, e Pedro Pereira (PSDB), de Canguçu, que teve 31 mil votos e também foi reeleito.

Para traçar um panorama dos próximos anos na Assembleia Legislativa, a reportagem entrou em contato ontem com os dois parlamentares da região. Até o fechamento desta edição, não conseguimos contato com Pedro Pereira.

Agricultura e infraestrutura

Zé Nunes chega ao seu terceiro mandato como deputado estadual depois de ter sido prefeito de São Lourenço do Sul por dois mandatos, entre 2005 e 2011. Diante da pouca representação da região na Assembleia nos próximos quatro anos, o petista considera como um desafio a ser encarado a cobertura das diversas demandas.

Ressaltando o contexto nacional, o parlamentar projeta espaço de aproximação com o o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. E aponta entre as prioridades temas ligados à produção rural. "Especialmente a agricultura familiar, o cooperativismo, a pesca artesanal", elenca. O deputado também elenca a necessidade de avanços na duplicação da BR-116, no Hospital Regional de Pelotas e o Polo Naval de Rio Grande.

Nunes sustenta a necessidade de desenvolvimento de uma política estadual para o enfrentamento da estiagem, que novamente provoca prejuízos na região. "Nós já tivemos iniciativas de políticas de Estado interessantes, mas foram destruídas. O programa Mais Água, Mais Renda, o programa Irrigando a Agricultura Familiar, que deveriam ser estruturados como política de Estado, e isso não acontece", aponta.

Como ficam as bancadas da Assembleia:

PT - 11 deputados
PP - 7 deputados
MDB - 6 deputados
Republicanos - 5 deputados
PSDB - 5 deputados
PL - 5 deputados
PDT - 4 deputados
União - 3 deputados
PSOL - 2 deputados
Podemos - 2 deputados
Novo - 1 deputado
PSD - 1 deputado
PTB - 1 deputado
PSB - 1 deputado
PCdoB - 1 deputado

Representação em Brasília

Depois da posse dos deputados estaduais nesta terça-feira (31), na quarta (1º) serão empossados os deputados federais e senadores eleitos. Entre eles, 31 deputados do Rio Grande do Sul e o ex-presidente Hamilton Mourão (Republicanos), eleito senador, que se junta a Paulo Paim (PT) e Luis Carlos Heinze (PP), que estão no meio do mandato.

Da Zona Sul do Estado, no entanto, apenas três deputados federais foram eleitos: Daniel Trzeciak (PSDB), Alexandre Lindenmeyer (PT) e Afonso Hamm (PP). Ainda nesta terça, às 14h30min, o Diário Popular conversa com estes parlamentares sobre as pautas que são importantes para o desenvolvimento da região. Você pode assistir ao vivo nas redes sociais do DP (Facebook, Twitter e YouTube).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Marcola se filia ao União Brasil Anterior

Marcola se filia ao União Brasil

Leite nomeia secretário de Parcerias e Concessões Próximo

Leite nomeia secretário de Parcerias e Concessões

Deixe seu comentário