Política

Marcola se filia ao União Brasil

Após conversas avançadas com o MDB, líder do governo na Câmara sde Pelotas definiu novo partido

Ederson Avila - DP - Marcola tem intenção de candidatar-se a prefeito em 2024

Por Douglas Dutra
[email protected]


Depois de quase um ano sem partido, o vereador de Pelotas Marcos Ferreira, o Marcola, bateu o martelo e filiou-se ao União Brasil. Contrariando a tendência apresentada por ele mesmo de filiar-se ao MDB, o parlamentar assinou a ficha de filiação em reunião na noite de quinta-feira. Na terça, ao Diário Popular, o vereador chegou a dizer que estava 99% definido pelo MDB, com 1% de chance de ir para o União.

A filiação partidária de Marcola foi agilizada pelo interesse de presidir a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores. Ele já esteve à frente da comissão por sete anos e pelo regimento da Casa, Marcola é obrigado estar filiado a um partido para poder integrar as comissões. O ano legislativo reinicia na próxima quarta-feira, dia 1º.

Em 2023, Marcola é o líder do governo Paula Mascarenhas (PSDB) na Câmara, depois de ter presidido a Casa em 2022. Em 2021, o vereador já havia sido o interlocutor do Executivo com o Legislativo.

Com sua ida para o União Brasil, o vereador estima que cerca de 300 pessoas do seu grupo político também se filiem ao partido. Atualmente, o União Brasil tem cerca de dois mil eleitores filiados em Pelotas, sendo a quinta maior sigla do Município, atrás de MDB, PDT, PP e PT, segundo dados do TSE.

2024 em consideração

Tendo a eleição de 2024 em vista, Marcola diz que mantém a intenção de candidatar-se a prefeito e que levará a decisão ao partido. "Estamos trabalhando para apresentar nosso nome como pré-candidato e faremos isso com o respaldo de deputados, dos dois vereadores que estavam comigo na filiação, Rafael [Dutra, o Barriga] e José Sizenando", diz. "Vamos apresentar nomes e o melhor nome vai representar o partido."

Essa candidatura projetada por Marcola representaria uma sucessão ao governo de Paula Mascarenhas (PSDB), que não poderá ser candidata a reeleição em 2024. "A princípio, o União Brasil vai trabalhar para construir junto com esse grupo que está governando a cidade", diz o vereador. Pelotas é governada pelo PSDB desde 2013.

A presidente do partido em Pelotas, Maíra Lessa, comemora a chegada de Marcola ao partido. "É um sinal que o União Brasil está conseguindo executar o que se propôs. Nós queremos expansão, queremos nos tornar a maior força política do Estado", comenta. Sobre 2024, Maíra diz que já vem conversando com lideranças e pretende lançar candidatos à majoritária. O nome da presidente já foi indicado como pré-candidata à prefeita. "Não vou me omitir, mas depende de uma série de conversas", explica.

Histórico partidário

Marcola foi eleito em 2020 para seu terceiro mandato como vereador, filiado ao PTB. Nos dois mandatos anteriores, havia conquistado cadeiras pelo PT em 2012 e 2016.

O parlamentar estava sem partido desde o começo de 2022, quando deixou o PTB em meio à crise da sigla. Em maio, dezenas de lideranças, incluindo o então vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, saíram do partido após o então presidente nacional da legenda, Roberto Jefferson, intervir no diretório estadual e atacar Ranolfo por sua lealdade ao governador Eduardo Leite.

União se consolida

O União Brasil foi fundado em 2021 a partir da fusão entre o Democratas (DEM) e o Partido Social Liberal (PSL). Com a filiação de Marcola, o União Brasil se consolida como a maior bancada na Câmara de Pelotas, com quatro vereadores. Além de Ferreira, já integram a sigla Rafael Dutra, o Barriga, eleito em 2020 pelo PTB, Cristiano Silva, eleito pelo PSDB, e José Sizenando, eleito pelo DEM. Em seguida, vem o PSDB, com três representantes. Confira como fica a Câmara:

- União Brasil - 4
- PSDB - 3
- PP - 2
- PDT - 2
- PT - 2
- PSB - 2
- PSOL - 2
- PSD - 2
- Podemos - 1
- Cidadania - 1

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

MPC recomenda reprovação de contas do Estado de 2021 Anterior

MPC recomenda reprovação de contas do Estado de 2021

Deputados estaduais tomam posse nesta terça-feira Próximo

Deputados estaduais tomam posse nesta terça-feira

Deixe seu comentário