Obra

Luciana Genro lança livro em Pelotas

Obra de deputada do PSOL reflete sobre período que antecedeu nazismo na Alemanha

Foto: Volmer Perez - DP - Deputada avalia que um dos desafios dos partidos de esquerda é responder ao sentimento de descontentamento da população

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) lançou na quarta-feira (21) em Pelotas o livro "A Alemanha da revolução ao nazismo - Reflexões para a atualidade" em evento na sede do Instituto Mário Alves. Na obra, a deputada revisita o período entre a revolução que derrubou a monarquia e a ascensão do nazismo na Alemanha, relembrando a militância de comunistas como Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht.

No livro, Luciana compara aquele período histórico alemão e o momento político brasileiro, refletindo sobre o totalitarismo, a origem de governos de extrema direita e os desafios para movimentos de esquerda. Em entrevista ao Diário Popular, a deputada afirmou que o crescimento da extrema direita no mundo a motivou a analisar o momento histórico que precedeu a ascensão de Adolf Hitler na Alemanha.

"A extrema direita segue forte, e o que nós vimos acontecer na Alemanha é um processo que não foi isolado naquele momento porque se teve outras experiências fascistas naquela conjuntura, e esse ovo da serpente pode voltar a se abrir a qualquer momento", diz.

Ela avalia que um dos desafios dos partidos de esquerda é responder ao sentimento de descontentamento da população que, segundo ela, é capitalizado pela extrema direita. "Ao mesmo tempo em que a gente busca unidade com outros setores da esquerda ou do centro democrático, a gente vê que é preciso ter uma cara própria, uma esquerda que se coloque contra o sistema", afirma.

Sobre o cenário das eleições municipais de 2024, Luciana Genro diz que o partido deve ser protagonista, mas não necessariamente com candidatura própria. "Significa que as nossas bandeiras, o nosso programa, sejam parte desse embate político que vai ser feito", explica, pontuando que a composição de chapas depende do contexto de cada município.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Arroio Grande apoia proposta da redução imediata da tarifa do pedágio com prorrogação do contrato da Ecosul Anterior

Arroio Grande apoia proposta da redução imediata da tarifa do pedágio com prorrogação do contrato da Ecosul

Parlamentares discutem possibilidade de CPI da Saúde em Pelotas Próximo

Parlamentares discutem possibilidade de CPI da Saúde em Pelotas

Deixe seu comentário