Repressão

Operação Desmanche é deflagrada em Rio Grande

Foram apreendidos aproximadamente 80 módulos veiculares sem procedência, para fins de perícia técnica

Divulgação SSP - Uma pessoas foi levada para a Delegacia para prestar depoimento

A 137ª Operação Desmanche da Secretaria da Segurança Pública (SSP), deflagrada em Rio Grande, resultou em mais de dez toneladas de peças e veículos recolhidos.  A ação teve como objetivo inibir a venda de peças sem origem, o que contribui para reduzir, de forma indireta, os roubos e furtos de veículo no Estado. Na ocasião, foi realizada a fiscalização de uma empresa que apresentou uma grande quantidade de peças e assessórios de veículos automotores acondicionados irregularmente em processo de desmanche. 

Foram apreendidos aproximadamente 80 módulos veiculares sem procedência, para fins de perícia técnica e resultou na condução do proprietário à delegacia para prestar esclarecimentos. Também foi verificado que ele possuía diversos antecedentes criminais, entre eles poluição ambiental, receptação e roubo de veículos.

A cada nova edição, a força-tarefa tem como alvo empresas ou oficinas destinadas ao desmanche e à comercialização de partes, peças e acessórios automotivos oriundos de veículos em fim de vida útil, sujeitos à desmontagem. De acordo com o coordenador da operação, tenente-coronel Jeferson Eroni, o apoio da população ao fazer denúncias colabora para as investigações e para as soluções dos crimes.

“Esta é mais uma fase da Operação Desmanche em Rio Grande, onde fiscalizamos um local irregular com diversas peças de veículos automotores. Recebemos uma denúncia, apuramos com o canal de inteligência e conseguimos solucionar”, destaca.

A ação deflagrada contou com a participação de 34 servidores da Brigada Militar (BM), do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), da Polícia Civil (PC), do Instituto-Geral de Perícias (IGP), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e da própria SSP.

Roubos de veículo em queda
A ação impacta um dos indicadores da criminalidade no Estado: os roubos de veículo tiveram, em janeiro, uma redução de 22% no Estado, passando de 358 casos no ano passado para 281 em 2024. Trata-se do menor número da série histórica para o mês desde 2002. Comparado ao pico de registros, em 2017, quando mais de 1,7 mil veículos foram roubados em um único mês, a redução é ainda mais expressiva, de 79,5%.

Criada em 2016, a Operação Desmanche é uma política pública que colaborou para a queda das vendas de peças sem origem e fecha estabelecimentos irregulares, além de reduzir roubos, furtos e receptações. As peças com rastreabilidade de origem respeitam critérios técnicos de segurança e normas ambientais e podem ser facilmente consultadas por qualquer pessoa em www.detran.rs.gov.br/pecalegal. São quase 10 milhões de peças à disposição nos Centros de Desmanche de Veículos (CDVs) gaúchos cadastrados na página.

As denúncias sobre qualquer atividade irregular podem ser encaminhadas, de forma anônima, para a SSP. O cidadão pode denunciar por meio do telefone 181 (Disque-Denúncia) ou pelo formulário disponível no site da pasta (Denúncia Digital 181).


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Brigada Militar prende seis pessoas em dois dias em Pelotas Anterior

Brigada Militar prende seis pessoas em dois dias em Pelotas

Número de policiais militares tem queda de 6,8% no país em dez anos Próximo

Número de policiais militares tem queda de 6,8% no país em dez anos

Deixe seu comentário