Como pedir ajuda em casos de violência doméstica e familiar

Há vários canais de serviços onde a denúncia pode ser feita. Confira na matéria

Pixabay -

De janeiro a outubro de 2023 foram registradas 4.650 denúncias de violência contra mulheres pela Central de Atendimento à Mulher — Ligue 180 no Rio Grande do Sul. Em 2022, foram 3.316 denúncias. Os dados são do Ministério das Mulheres.

No País, nos primeiros 10 meses de 2023, a Central de Atendimento à Mulher atendeu uma média de 1.525 ligações por dia. Conforme o Ministério das Mulheres, todas as ligações para o Ligue 180 são gratuitas, anônimas e permite acompanhar o andamento diretamente com a Central de Atendimento à Mulher, por telefone fixo ou celular. 

No Rio Grande do Sul, conforme o Ministério das Mulheres, o principal cenário das ocorrências é a casa da vítima. Quase 2 mil mulheres foram agredidas de alguma forma, seja psicológica, física ou moralmente, na sua própria residência.

É importante ressaltar que qualquer pessoa pode informar sobre casos de violência doméstica e orientar a mulher a buscar um serviço de atendimento.

Confira os serviços e respectivos contatos:

Brigada Militar - Disque 190

Polícia Civil - Caso a violência já tenha ocorrido, a vítima precisará ir de preferência à Delegacia da Mulher, ou a qualquer Delegacia de Polícia para fazer o Boletim de Ocorrência e solicitar as medidas protetivas. (Acesse o link e veja as delegacias especializadas no atendimento à mulher: DELEGACIAS ESPECIALIZADAS).

Delegacia on-line - A plataforma digital delegaciaonline.rs.gov.br foi criada pela Polícia Civil do RS onde as vítimas podem relatar as agressões sofridas sem precisar ir até a delegacia, e também facilita a solicitação de medidas protetivas de urgência.

Central de atendimento à mulher 24 horas -  A Central funciona 24h por dia e pode ser acionada de qualquer lugar do Brasil. Recebendo denúncias e relatos de violência contra a mulher, o atendimento orienta sobre direitos e informa os locais onde a vítima pode receber auxílio. A denúncia pode ser anônima (disque 180).

Defensoria pública - Disque 0800-644-5556.

Centros de Referência de Atendimento à Mulher - São espaços de acolhimento psicológico e social, instruindo e encaminhando juridicamente a mulher em condições de violência. (Acesse o link e veja onde se encontram os centros de referência de atendimento à mulher CENTROS DE ATENDIMENTO).


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mãe e padrasto são presos suspeitos de espancar criança de dois anos Anterior

Mãe e padrasto são presos suspeitos de espancar criança de dois anos

Pelotas registrou 159 casos de estupros de vulneráveis e adolescentes em 2023 Próximo

Pelotas registrou 159 casos de estupros de vulneráveis e adolescentes em 2023

Deixe seu comentário