Como pedir ajuda em casos de violência doméstica e familiar
Há vários canais de serviços onde a denúncia pode ser feita. Confira na matéria
Pixabay -
De janeiro a outubro de 2023 foram registradas 4.650 denúncias de violência contra mulheres pela Central de Atendimento à Mulher — Ligue 180 no Rio Grande do Sul. Em 2022, foram 3.316 denúncias. Os dados são do Ministério das Mulheres.
No País, nos primeiros 10 meses de 2023, a Central de Atendimento à Mulher atendeu uma média de 1.525 ligações por dia. Conforme o Ministério das Mulheres, todas as ligações para o Ligue 180 são gratuitas, anônimas e permite acompanhar o andamento diretamente com a Central de Atendimento à Mulher, por telefone fixo ou celular.
No Rio Grande do Sul, conforme o Ministério das Mulheres, o principal cenário das ocorrências é a casa da vítima. Quase 2 mil mulheres foram agredidas de alguma forma, seja psicológica, física ou moralmente, na sua própria residência.
É importante ressaltar que qualquer pessoa pode informar sobre casos de violência doméstica e orientar a mulher a buscar um serviço de atendimento.
Confira os serviços e respectivos contatos:
Brigada Militar - Disque 190
Polícia Civil - Caso a violência já tenha ocorrido, a vítima precisará ir de preferência à Delegacia da Mulher, ou a qualquer Delegacia de Polícia para fazer o Boletim de Ocorrência e solicitar as medidas protetivas. (Acesse o link e veja as delegacias especializadas no atendimento à mulher: DELEGACIAS ESPECIALIZADAS).
Delegacia on-line - A plataforma digital delegaciaonline.rs.gov.br foi criada pela Polícia Civil do RS onde as vítimas podem relatar as agressões sofridas sem precisar ir até a delegacia, e também facilita a solicitação de medidas protetivas de urgência.
Central de atendimento à mulher 24 horas - A Central funciona 24h por dia e pode ser acionada de qualquer lugar do Brasil. Recebendo denúncias e relatos de violência contra a mulher, o atendimento orienta sobre direitos e informa os locais onde a vítima pode receber auxílio. A denúncia pode ser anônima (disque 180).
Defensoria pública - Disque 0800-644-5556.
Centros de Referência de Atendimento à Mulher - São espaços de acolhimento psicológico e social, instruindo e encaminhando juridicamente a mulher em condições de violência. (Acesse o link e veja onde se encontram os centros de referência de atendimento à mulher CENTROS DE ATENDIMENTO).
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário