Determinado

Líder de grupo criminoso que atua na região será transferido para presídio federal

Fábio do Gás, condenado a uma pena de 57 anos e seis meses, está preso atualmente na Pasc

Foto: Divulgação - DP - Ele cumpre pena de 57 anos e seis meses de prisão

O Diário Popular teve acesso a um documento do Tribunal de Justiça, do tipo Agravo de Execução Penal - em que o Ministério Público pede a transferência de Fábio Luís da Silva Mello, o conhecido Fábio do Gás, da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) para uma prisão federal. O pedido foi aprovado por unanimidade pela 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. O agravo teve como relatora a desembargadora Rosaura Marques Borba. Ele cumpre pena de 57 anos e seis meses de prisão.

No agravo, a relatora diz que o pedido para que o detento cumpra pena em um regime disciplinar diferenciado procede, pois é conhecida e comprovada a liderança de Fábio do Gás em uma organização criminosa, especialmente seu envolvimento e mando em crimes determinados pelo grupo, conforme um perfil criminal e de periculosidade social, elaborado pelo setor de inteligência da Polícia Civil.

Condenado pela prática dos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte de arma de fogo e outros, o acusado, na condição de liderança da organização criminosa, possui contra si diversas condenações e processos em andamento relativos à prática de crimes graves e violentos, por pelo menos quatro homicídios qualificados, quatro tentativas de homicídio, tráfico de drogas e corrupção de menores.

Conforme o documento, “as condutas atribuídas ao reeducando são gravíssimas, como já fundamentado. Portanto, suas atitudes colocam em risco o sistema penitenciário gaúcho como um todo, e visam fortalecer a facção criminosa da qual faz parte”. A transferência do apenado visa ainda, conforme o agravo, “evitar a proliferação da influência destas organizações que crescem em influência e número de atividades criminosas”.

A relatora ressalta ainda que é direito fundamental da população gaúcha a transferência de Fábio do Gás para um presídio de segurança máxima da esfera federal, tendo em vista o perigo que representa continuar cumprindo pena na Pasc.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

MP de Rio Grande denuncia criminosos que atiraram contra policiais Anterior

MP de Rio Grande denuncia criminosos que atiraram contra policiais

Mulher encontrada boiando no canal São Gonçalo continua sem identificação Próximo

Mulher encontrada boiando no canal São Gonçalo continua sem identificação

Deixe seu comentário