Estatística

Três municípios da Zona Sul do Estado estão há quatro anos sem homicídios

Pelos dados da Secretaria de Segurança do Estado, Arroio do Padre, Morro Redondo e Turuçu se destacam pela estatística positiva

Foto: Leandro Osório - Especial Palácio Piratini - Dados de diminuição dos homicídios foram divulgados pela Secretaria de Segurança do Estado

Esta semana, Pelotas se prepara para receber um dos maiores eventos na área da segurança pública. O Connex 2024, que ocorre de quarta a sexta-feira, vai abordar vários temas, com palestras nacionais e internacionais sobre criminalidade e prevenção. Com a expectativa de receber 1,6 mil pessoas, os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a região, principalmente sobre dados positivos da criminalidade. Entre eles, as três cidades que estão há cinco anos sem registrar homicídios: Arroio do Padre (mais de uma década), Morro Redondo (último em 2017) e Turuçu (com os últimos dois em 2019). Quem poderia estar na lista seria Cerrito, mas um feminicídio registrado este ano, quebrou a onda de estabilidade criminal no Município. Também se destacam Pedras Altas e Pedro Osório, que desde 2020 cada cidade teve uma morte violenta em 2021 e 2022 respectivamente.

Na trajetória dos indicadores, quem vem marcando espaço na queda da criminalidade é Capão do Leão, que passou por uma onda de homicídios entre 2018 (cinco) e 2019 (quatro) e vem reduzindo ao longo dos anos. Para o titular da pasta, delegado Sandro Bandeira, foi determinante a ação a longo prazo da polícia no braço violento da facção. “Temos o controle e mapeamento da situação, e cada vez mais trabalhando com inteligência nas investigações, usando a tecnologia a nosso favor. É um trabalho detalhista”, comentou o delegado. Com isso, os indicadores passaram a ser um em 2021, um em 2022 e nenhum no ano passado.

Fatores contribuintes

O delegado Regional Márcio Steffens explica que o desenvolvimento socioeconômico, a baixa população e a presença menor do tráfico de drogas contribuem para que os três municípios citados não tenham crimes violentos. “Há também a atuação das forças policiais que atuam nessas cidades.” As palavras do delegado são reforçadas pelo prefeito Rui Carlos Peter (União Brasil). “Pelo censo (do IBGE), nossa população está abaixo dos três mil habitantes. Tem a questão da tranquilidade, pois as pessoas estão empregadas nas agroindústrias ou no comércio e têm renda, além da questão da natureza do nosso povo, que é de bom convívio”, comentou.

O chefe do Executivo confere ocorrências de Maria da Penha e de furto de animais no campo, mas que são abatidos em outras localidades. “Além disso, a presença efetiva da Brigada Militar, com o apoio do Pacto Pela Paz, que acaba tendo impacto na nossa cidade, tudo contribui para a manutenção dos baixos números da criminalidade”.

Em Morro Redondo, o prefeito Rui Brizolada (União Brasil), lembra que o último grande crime foi o brutal assassinato de um casal, que tiverem os corpos carbonizados em 2017. Todos os envolvidos foram condenados pela Justiça. Desde então são seis anos sem morte violenta na cidade. Em Turuçu, as estatísticas apontam redução a partir de 2019, quando o Município registrou dois crimes violentos.

Para o comandante do 4ºBPM, tenente-coronel Paulo Renato Scherdien, as cidades de menor porte da região também são incluídas nas análises criminais. “Para que assim, consigamos detectar e agir quando o crime tende a migrar. Então vamos trabalhar no 4° BPM como uma região integrada. Mandamos reforço policial em eventos populares, como Carnaval, festas municipais, manifestações, entre outros”, comentou. O comandante destaca que todas as cidades pertencentes ao 4° BPM têm policiamento preventivo nas 24 horas do dia.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Juizado da Violência divulga balanço de 2023 Anterior

Juizado da Violência divulga balanço de 2023

Pacto pela Paz  salva 278 vidas Próximo

Pacto pela Paz salva 278 vidas

Deixe seu comentário