Contratação

Desmonte de Plataforma deverá ocupar mais de 500 profissionais no Porto de Rio Grande

Embarcação da Petrobras chegou ao final do seu ciclo de vida útil e será a primeira no País a ser descomissionada com método sustentável; 550 trabalhadores deverão atuar durante um ano

Foto: Petrobras - Desmanche deve ocupar 350 profissionais e promover a contratação de mais 200 pessoas

O navio-plataforma de petróleo P-32 saiu do Rio de Janeiro no último final de semana para ser descomissionado em Rio Grande. O processo de desmanche da estrutura será no Estaleiro e deverá ocupar 350 profissionais, assim como promover a contratação de mais 200 pessoas. A embarcação chegará entre os dias 5 e 8 de dezembro e será a primeira no Brasil a passar pelo processo de reciclagem verde. A desmontagem deverá levar um ano para ser concluída.

O descomissionamento será efetuado após o arremate em leilão da plataforma pela Gerdau em parceria com a Ecovix. A P-32 é a primeira plataforma da Petrobrás a passar pelo novo modelo de reciclagem verde que será realizado em Rio Grande. O processo com as práticas ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) envolve desde as etapas iniciais de desmontagem até a destinação final dos resíduos de aço, que serão reutilizados. Presidente da Portos RS, Cristiano Klinger afirma que o desmonte do navio evidencia o potencial que o complexo portuário tem para novas atividades. "Esse movimento do desmantelamento das plataformas, sem dúvida é importante. E é um processo feito com todo cuidado ambiental necessário para esse serviço".

Além disso, o presidente destaca que o descomissionamento impactará de forma positiva em diversos aspectos no Porto e em Rio Grande. "Gera emprego, renda e isso é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da região como um todo". Assim como Klinger, o Presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, ressaltou a relevância do novo método de destinação final. "Esse é um marco importante. Com a P-32 já em trânsito para o estaleiro Rio Grande faremos o primeiro descomissionamento verde no Brasil. E esse é o primeiro de muitos. Afirmo que o descomissionamento de plataformas é uma excelente oportunidade para nossa indústria local". De acordo com a Petrobras, a plataforma P-32 foi pioneira em águas profundas, tratando e exportando através de offloading de forma integrada desde 1997.

Mais uma plataforma a caminho

Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico de Rio Grande e São José do Norte (Stimmmerg), Benito Gonçalves, em reunião com diretores da Ecovix, a empresa informou que em breve mais uma plataforma deverá chegar ao Estaleiro para o descomissionamento sustentável. A previsão é que entre junho e julho de 2024, a embarcação P-33, atualmente localizada na Bacia de Campos, seja deslocada para o Rio Grande. A embarcação tem 337 metros de comprimento, 54,5 metros de largura e peso de aproximadamente 49 mil toneladas.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Casa de São Lourenço passa por dificuldades financeiras Anterior

Santa Casa de São Lourenço passa por dificuldades financeiras

Duas escolas estaduais são interditadas em Arroio Grande Próximo

Duas escolas estaduais são interditadas em Arroio Grande

Deixe seu comentário