União

Encontro promove integração feminina em Morro Redondo

Dezenas de mulheres se reuniram em alusão ao Dia da Mulher

Foto: Italo Santos - DP - Edith apresentou trabalho artesanal feito por mulheres

A tarde de sábado (11) foi um momento de integração e acolhimento feminino na Comunidade São Marcos, em Morro Redondo. Mesmo com o calor intenso – os termômetros marcavam 32°C – o 9º Encontro das Mulheres foi uma oportunidade de levar cidadania e proximidade a dezenas de mulheres da comunidade morro-redondense.

Promovido pela vice-prefeita, Angélica dos Santos, e pela secretária da Saúde, Silvia Islabão, o evento chega a seu nono ano oferecendo atividades integrativas às participantes na semana do Dia Internacional da Mulher. No salão da comunidade, a tarde foi de sessões de revitalização facial e cuidados com a pele, oficinas de repelente e de artesanato, cortes de cabelo, aulas de zumba e dance, além de orientações para o autoexame de mama e encaminhamentos de saúde, tudo oferecido por voluntárias da própria comunidade.

No encontro, as participantes também tiveram a oportunidade de buscar orientações com a Defensoria Pública e com a Brigada Militar, numa tentativa de se aproximar com a população e deixar uma porta aberta para o atendimento em momentos de necessidade.

Esse foi o segundo evento esse ano, no dia 8 de março uma programação parecida já havia sido oferecida para as mulheres da Colônia Açoita Cavalo, na área rural de Morro Redondo. Na ocasião, foram mais de 60 participantes e 25 voluntárias.

A secretária Silvia explica que a iniciativa surgiu quando ela e a vice-prefeita eram vereadoras “como uma forma de oportunizar às mulheres um momento de cuidado, de autoestima, de olhar para si”. A vice-prefeita aponta, ainda, que o evento também é uma oportunidade de as empreendedoras do município mostrarem seu trabalho às outras mulheres da comunidade. “A gente contava com o apoio delas, e vinham cabeleireiras, manicures, esteticistas, massagistas. Com isso elas começaram a se vender mais, porque tinha pessoas que só conseguiam cuidar de si quando vinham no encontro da mulher”, explica.

“É aqui que a gente descobre, infelizmente, o carocinho no seio, aquela mulher que tá com problema de violência em casa, que tem dificuldades com o filho com deficiência. A gente busca esse momento de festa para descobrir os problemas e, enquanto administração, apoiá-las”, diz a vice-prefeita Angélica.

Voluntariado e cuidado
Uma das voluntárias que apresentou seu trabalho no evento é Edith Buttow, que faz parte de um grupo de artesãs do roteiro turístico Morro de Amores. “Eu resolvi lançar uma sementinha e deu certo”, diz ela, sobre o grupo que hoje conta com cerca de dez voluntárias. As voluntárias do grupo se unem para produzir mantas de lã de crochê que serão doadas no inverno para famílias carentes. “É bom pra quem vai receber, pra quem precisa, e é uma terapia pra quem faz e vai doar”, explica Edith.

Outro grupo de voluntárias levou orientações sobre cuidados com a pele. Juliane Coelho diz que a iniciativa é uma homenagem às mulheres e uma forma de oferecer cuidado e autoestima. Esse é o primeiro ano que elas levam o atendimento ao encontro.

A Brigada Militar também esteve presente no evento. A soldado Karina Batista explica que o objetivo é estar próximo da comunidade para ouvir as demandas. “Faz parte do nosso serviço enquanto segurança proporcionar esses encontros para que a comunidade possa vir até nós de forma mais acessível”, diz.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Valor do IPTU surpreende moradores em São Lourenço do Sul Anterior

Valor do IPTU surpreende moradores em São Lourenço do Sul

Encontro de mulheres de Turuçu reúne 150 participantes Próximo

Encontro de mulheres de Turuçu reúne 150 participantes

Deixe seu comentário