Água

Falta de água afeta Capão do Leão na última semana do ano

Desabastecimento passou a ser relatado por moradores no Natal e tem se repetido diariamente

Foto: Volmer Perez - DP - Corsan atribui problema à falta de energia elétrica

Por Douglas Dutra
[email protected]

Última semana do ano. Dias de celebração, festa, alegria, calor e... falta d'água. Pelo menos essa tem sido a situação de moradores de Capão do Leão que desde domingo têm enfrentado o desabastecimento. O problema tem sido relatado em bairros como Jardim América e Parque Fragata, onde as torneiras permanecem secas ou, na melhor das hipóteses, com água em baixa pressão.

Pelas redes sociais, a população tem registrado suas reclamações em grupos e comunidades. "Natal inteiro sem uma gota de água", comenta um morador. "Tá um descaso com a população, que presente de Natal!", escreve outro. Uma moradora relatou que, quando a água retorna, está escura e com odor desagradável, impossível de ser consumida. À reportagem, o morador Rafael Gonçalves contou que, desde domingo, houve falta de água todos os dias por diversas horas. "Chego do trabalho e não consigo nem tomar um banho."

Responsável pelo serviço em Capão do Leão, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) afirma que o abastecimento está em processo de normalização, com previsão de regularização total hoje. Segundo a concessionária, os problemas dos últimos dias na cidade foram motivados por falta de energia elétrica.

Interrupções inesperadas
Funcionários da companhia ouvidos pelo DP e que pediram para não serem identificados também sustentam que a falta de água constante se deve às quedas de energia elétrica no município. Segundo eles, as interrupções aconteceriam sem aviso por parte da CEEE Equatorial, impedindo que os dois geradores a diesel que a estação de tratamento possui sejam ativados a tempo de não causar torneiras secas.

"As pessoas reclamam e nos xingam nas redes sociais sem saber que a gente vai dormir e acorda preocupado se tem água na cidade", relata um trabalhador da companhia. Segundo eles, houve casos de precisar fazer a manutenção em equipamentos que estragaram pela falta de luz às 5h da manhã.

Procurada para se manifestar sobre as quedas de energia em Capão do Leão, a assessoria de imprensa da CEEE Equatorial não respondeu até o fechamento desta edição.

Mais problemas à vista
A falta de água no presente já gera ansiedade quanto ao futuro. Isso porque, com a tendência de pouca chuva no verão, há risco de real falta de água. Segundo um dos servidores, o rio em que a água é captada já está entre dez e 15 centímetros abaixo do nível ideal.​

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Herval decreta situação de emergência pela estiagem Anterior

Herval decreta situação de emergência pela estiagem

Morre Betinho Fonseca, ex-vice-prefeito de Canguçu Próximo

Morre Betinho Fonseca, ex-vice-prefeito de Canguçu

Deixe seu comentário