Pouca chuva

Herval decreta situação de emergência pela estiagem

Mais de cem famílias já sofrem com as consequências da seca no Município

Foto: divulgação - DP - Famílias estão sendo atendidas por caminhões-pipa

Por Helena Schuster
[email protected]
(Estagiária sob supervisão de Vinicius Peraça)

A falta de chuvas mostra seus efeitos na Zona Sul do Estado. Esta semana, o município de Herval decretou situação de emergência devido à estiagem. Nos últimos 15 dias foram apenas cinco milímetros de chuva e, nos últimos 60 dias, o acumulado médio é de 33 milímetros. Até o momento, 50 famílias sinalizaram a falta de água potável e mais de cem já solicitaram aberturas de bebedouros para animais.

Segundo o secretário de Agropecuária Valmir Miliorança, a Prefeitura está realizando a distribuição de água potável através de caminhão-pipa para as famílias atingidas. Ele relata também que as lavouras de soja e abóbora, além da bacia leiteira e da pecuária, são algumas das atividades mais prejudicadas pela falta de chuva.

Para minimizar os efeitos da estiagem, problema recorrente em Herval, a perfuração de poços artesianos já havia sido prevista no Município. Miliorança explica que os poços ainda não foram executados, mas que três projetos estão em andamento nas localidades de 18 de Maio, Vila Basílio e Nova Herval. O secretário destaca, no entanto, que outras medidas foram tomadas para ajudar a população. "Nos últimos três meses o Município realizou obras de construção de 18 projetos de açudagem, que já foram entregues aos produtores."

Para que aconteça o repasse de recursos federais ou estaduais para auxiliar o Município no combate aos efeitos da estiagem, o decreto de situação de emergência precisa ser reconhecido e homologado pelo poder público. Até o fechamento desta edição, o decreto de Herval estava aguardando parecer da Defesa Civil e, portanto, ainda não havia sido reconhecido.

Panorama da Zona Sul
Segundo o coordenador regional da Defesa Civil, tenente-coronel Marcio Facin, dentre os 27 municípios atendidos pela Regional Sul, apenas Herval registrou a ocorrência de emergência por conta da estiagem, que está sendo analisada pelo órgão. "Temos a informação de que outros municípios estão encaminhando água potável para algumas comunidades, mas é algo ainda incipiente para este momento", observa.

O coordenador destaca que o momento é de monitoramento. "Nós estamos observando atentamente todos os movimentos e diálogos com os municípios. É hora de estarmos atentos para dar a resposta mais rápida possível." Facin avalia que, a exemplo do ano passado, cidades do norte do Estado têm sido afetadas com maior gravidade pela escassez de água. Pelo menos outros nove municípios gaúchos de outras regiões decretaram situação de emergência por conta da estiagem até o momento.

Previsão para a estação
Neste verão, a estiagem ainda será uma preocupação frequente para grande parte dos municípios do Estado. Conforme meteorologistas ouvidos pelo DP esta semana, o verão deve ser de altas temperaturas e chuvas abaixo da média. Embora janeiro tenha previsão de mais chuvas que dezembro, ainda assim os níveis devem ficar abaixo do esperado.​

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Canguçu passa a ter Lei de Liberdade Econômica Anterior

Canguçu passa a ter Lei de Liberdade Econômica

Falta de água afeta Capão do Leão na última semana do ano Próximo

Falta de água afeta Capão do Leão na última semana do ano

Deixe seu comentário