Descanso

Para aproveitar longe da folia, Zona Sul conta com diversos destinos para o turismo de escapada

Lazer, gastronomia e cultura, tudo isso pode ser encontrado no interior; as opções são variadas e não precisam de longas horas de viagem para ser encontradas

Foto: Divulgação - DP - Sítio Amoreza faz parte do Roteiro Morro de Amores

Apesar de ser um feriado destinado aos festejos com agitação e folia, há quem prefira passar o Carnaval longe de trios elétricos e bloquinhos de rua. Para aproveitar os dias de descanso prolongado com mais tranquilidade, mas sem ficar em casa, na Zona Sul, há diversas opções de turismo que contam com espaços ao ar livre, pousadas, trilhas e ainda uma boa gastronomia. Tudo isso em contato com a natureza e ambientes familiares. Somente em um dos roteiros, o Morro de Amores, são 44 empreendimentos para visitar. Mesmo com as vastas opções, a procura é grande e o ideal é o agendamento para aproveitar os locais.

Lazer, gastronomia e cultura, tudo isso pode ser encontrado no turismo rural. São inúmeros locais espalhados pelo interior de municípios como Morro Redondo, Pelotas, São Lourenço do Sul e Canguçu que proporcionam aos visitantes atividades variadas. Do ecoturismo, trilhas, campings, sítios cafés, almoços e cabanas, assim como espaços com cachoeiras e arroios, as opções não faltam e os turistas também não. Sem a necessidade de enfrentar longas horas de viagem, os moradores da região podem, por exemplo, ter acesso a todas essas possibilidades em apenas um dos roteiros, o Morro de Amores.

A descrição já em um atrativo para a visitação: “possui natureza exuberante, com arroios que contornam lindos morros. Um roteiro para experimentar a simplicidade da colônia”. Assim é a área que conta com dezenas de empreendimentos todos próximos. “O diferencial é que no Morro de Amores as pessoas buscam um momento de paz e naturalmente esse contato íntimo que a gente tem com a natureza. Então quem quer fugir do carnaval, do barulho, Morro Redondo convida as pessoas para isso”, diz o diretor de turismo do Roteiro, Pedro Vieira.

O perfil dos visitantes é de pessoas que buscam tranquilidade e experiências do interior, o que ficou conhecido popularmente como turismo de escapada. “São pessoas que moram na região e procuram ficar aqui até de um a três dias para dar aquele ‘reset’. As pessoas que vêm aqui procuram isso, aquela comida de vó. O roteiro trabalha para proporcionar essas experiências”, destaca.

Turismo e gastronomia
Na Zona Rural de Pelotas, também há vários locais com estruturas destinadas a visitantes que desejam passar apenas um dia de sol em contato com a natureza. “São locais que oferecem almoços, têm cachoeiras, espaço para churrasco, também têm os vários campings do interior”, diz a gestora de projetos de turismo da Regional Sul do Sebrae RS, Jussara Argoud.
Além disso, a profissional destaca que cada roteiro oferece algum atrativo único, mas que em sua maioria, os locais também oferecem vastas opções de visitação e atividades culturais. “Tem o caminho Pomerano, que traz a história dos pomeranos, se a pessoa estiver em São Lourenço do sul e quiser fazer algum outro passeio além da praia pode optar por fazer um passeio na Zona Rural”.
Ainda dentro da cultura, um dos aspectos que mais atraem os turistas é a culinária familiar, rica em possibilidades e degustações. “A gastronomia é muito forte, as pessoas saem a passear e pensam na comida também, em que podem encontrar de diferente, principalmente aquilo que é tradicional do lugar, isso é legal porque também faz com que as pessoas valorizem a culinária do local”. Jussara ressalta ainda que grande parte dos destinos possuem perfis no Instagram e o ideal é o agendamento da visita com certa antecedência.​

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sem chuvas, Zona Sul já sente impactos da seca Anterior

Sem chuvas, Zona Sul já sente impactos da seca

Carnaval na Zona Sul: hora de planejar o look da folia Próximo

Carnaval na Zona Sul: hora de planejar o look da folia

Deixe seu comentário