Energia eólica

Parques eólico em Pinheiro Machado têm autorização para instalação

Empreendimento terá capacidade de geração de 117,6 megawatts, o suficiente para abastecer cerca de 200 mil habitantes

Foto: Claudio Fachel - Palácio Piratini -

Por Victoria Fonseca
[email protected]
(Estagiária sob supervisão de Vinicius Peraça)

O projeto de um complexo com quatro pequenos parques eólicos em Pinheiro Machado recebeu autorização para início de construção. Localizado na zona rural do Município, o projeto de geração de energia renovável é composto de 28 aerogeradores com capacidade que soma 117,6 megawatts (MW). O empreendimento necessitava apenas da licença de instalação da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), concedida há poucos dias, para ser o primeiro dentre os novos projetos a começar a ser instalado na região.

Batizados de Candiotinha, Invernada da Pedra Grande, São João Batista e Serra do Veleda, os parques que formam projeto de conjunto de torres que está em trâmites de instalações desde 2010, conseguindo na semana passa a confirmação de que atingiu todos os requisitos para a construção. Entretanto, um fator tão importante quanto as licenças é o contrato de compra e venda de energia. A formalização jurídica é o que garante as condições de financiabilidade dos parques.

Conforme Ricardo Pigatto, sócio da ECB - Pedras Altas Energia Eólica, responsável pela iniciativa, a empresa está agora em busca dos interessados na compra da energia a ser gerada pelo empreendimento. A expectativa é que em breve o negócio seja fechado para a viabilidade do início da construção ainda neste ano, provavelmente no segundo semestre.

Investimento de R$ 700 milhões

Os quatro empreendimentos terão capacidade de geração de energia equivalente ao necessário para abastecimento de uma cidade com população de cerca de 200 mil habitantes. O investimento previsto nos parques é estimado em R$ 700 milhões. Já no quesito empregos, a projeção é que, para viabilidade e manutenção das torres, 400 postos diretos sejam preenchidos, além de mais de mil indiretos.

A construção de parques em Pinheiro Machado faz parte ainda do projeto que contempla mais cinco conjuntos de torres localizadas em Pedras Altas e Bagé. Para esses empreendimentos, é aguardada ainda liberação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ao todo, uma vez construídos, os nove grupos de aerogeradores podem somar capacidade de geração de 567 MW.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Rio Grande e São José do Norte se preparam para o Festimar Anterior

Rio Grande e São José do Norte se preparam para o Festimar

Valor do IPTU surpreende moradores em São Lourenço do Sul Próximo

Valor do IPTU surpreende moradores em São Lourenço do Sul

Deixe seu comentário