Posse

Paula é eleita presidente da Azonasul

A prefeita assume a representação dos 23 municípios no seu último ano de mandato; a criação de uma agência de desenvolvimento é o principal objetivo da gestora

Foto: Jô Folha - DP - Paula assumiu o cargo nesta sexta-feira

Em assembleia realizada na manhã de sexta-feira (23), na Abertura da Colheita do Arroz, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), foi eleita por aclamação a nova presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul). A frente da entidade, a gestora destacou que a sua principal meta será a criação de uma agência de desenvolvimento regional para tratar de temas prioritários junto a outros segmentos da sociedade. Paula assume a Azonasul até 2025 e sucede o prefeito de Chuí, Marco Antonio Barbosa (UB).

O processo eleitoral de presidência da Associação obedece um rodízio partidário, estabelecido pelos 23 prefeitos a cada início de mandato, sendo a gestão de um ano para oportunizar que um maior número de prefeitos possa, em algum momento, assumir o cargo. Com a entrada recente de Aceguá na lista de municípios, havia mais de um representante do PSDB que poderia pleitear o cargo. No entanto, o prefeito Marcus Vinícius Aguiar não quis se candidatar.

Assim como outros prefeitos que assumiram representação da Zona Sul, Paula destacou em seu discurso de posse que um dos maiores desafios a serem enfrentados pelas cidades é a centralização na esfera federal. Para a tucana, as cidades têm enfrentado diversos obstáculos devido a falta de poder maior de participação em recursos e decisões. "Os municípios e a população sofrem com essa centralização. Deveria ser diferente e os municípios participarem de forma mais igualitária do bolo, o quanto isso ia significar de transformação na vida das pessoas."

Já a maior meta de gestão da prefeita é implementar uma agência de desenvolvimento regional ligada a Azonasul, em que os prefeitos possam debater e integrar demais segmentos em pautas prioritárias para a região. "Nós queremos fazer sociedades, trazer as câmaras de vereadores, as organizações não governamentais, a iniciativa privada, queremos trazer a sociedade", explica.

Prioridades de desenvolvimento

Dentro dos temas a serem desenvolvidos, está o impulsionamento do turismo regional, atraindo visitantes para conferir as belezas, culinária e particularidades de cada cidade da região. "A gente tem um potencial turístico enorme, falamos disso há décadas e não avançamos. Não adianta só falar na cidade dos doces, que é Pelotas, ela precisa do resto [outros municípios]. Nós somos complementares e precisamos nos vender integralmente", enfatiza.

A prefeita elenca ainda que diante das mudanças climáticas e dos desastres naturais mais freqüentes, é essencial que a Zona Sul aperfeiçoe as capacidades de preparação, proteção e recuperação das ocorrências. "Nós temos que preparar as nossas comunidades para isso. Resiliência, capacidade de reação, de prevenção. isto vai estar ligado intimamente ao desenvolvimento, uma cidade que não tem capacidade de se recuperar rápido, não vai conseguir se desenvolver, sem falar no sofrimento humano."

Além disso, para Paula outras metas a serem alcançadas pelos municípios é uma maior eficiência na segurança pública, ampliação do saneamento básico e investimento em inovação e tecnologia. "A agência nasce para tratar de alguns temas estratégicos, que os prefeitos vão estar discutindo, mas vão estar ouvindo outras parcelas da sociedade."

Balanço da última presidência

Destacando a mesma questão que a nova presidente levantou no seu discurso, ao se despedir do cargo o prefeito do Chuí ressaltou que o maior obstáculo como representante da entidade foi a centralização nas outras esferas dos poderes.
"O primeiro desafio é fazer com o que o Estado e a União entendam que as pessoas moram nos municípios. É uma luta diária com pisos, problemas na educação e na saúde porque sempre é o prefeito que escuta as demandas das comunidades."
Já entre as conquistas, Marco Antônio Barbosa destaca a união entre os prefeitos em todas as pautas da região. "A Azonasul várias vezes foi chamada pelo governo federal e estadual para se posicionar e se posicionou por unanimidade, então a maior conquista é isso, manter a união e liderança que a Azonasul tem dentro do Estado."

A Azonasul, fundada em 1964, reúne 23 municípios, atuando em defesa dos interesses da região e como um órgão de representatividade conjunta dos prefeitos e prefeitas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Patrimônio natural que engrandece o Município Anterior

Patrimônio natural que engrandece o Município

Chuva de até 80 milímetros causa estragos em Canguçu Próximo

Chuva de até 80 milímetros causa estragos em Canguçu

Deixe seu comentário