Análise
Porto em Arroio do Sal: como o projeto pode afetar Rio Grande
Financiado pela iniciativa privada, Porto Meridional se apresenta como uma nova alternativa à tradicional estrutura portuária rio-grandina
Foto: Divulgação Portos RS - DP - Atualmente, Rio Grande é o único porto marítimo do RS
Em busca de licenciamento ambiental e já com habilitação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o projeto de um novo porto em águas gaúchas, no município de Arroio do Sal, já é uma realidade. Com investimentos privados na casa dos bilhões, o Porto Meridional se apresenta como uma nova alternativa ao Porto de Rio Grande, por exemplo, gerando repercussão - e apreensão - na Zona Sul.
O possível impacto do novo porto, que tem projeções de iniciar operações nos próximos anos, é acompanhado por entidades da região. Para o vice-presidente de infraestrutura da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), Antônio Carlos Bacchieri, é importante olhar com cautela o novo projeto. "Atrás de um investimento privado, sempre há investimento público. Se tu faz o investimento privado para construir o porto, as estradas, ferrovias, e toda a infraestrutura que precisa ser montada ao redor. Quem vai fazer isso?", observa.
O empresário defende que, ao invés de destinar esforços para um novo porto, seria mais importante investir em melhorias naquilo que já se tem. "Se faria muito melhor investindo no que já se tem aqui, fazendo melhorias, mostrando problemas que o Porto de Rio Grande tem, como o pedágio, que encarece os produtos que chegam aqui", observa Bacchieri. A reportagem buscou contato com a Portos RS para entender como se daria a relação entre os dois locais, mas não obteve retorno até o fechamento da matéria.
Aos olhos de Bacchieri, a possível concorrência com o porto de Arroio do Sal é vista com tranquilidade. "Pode ser que se perca alguma coisa, mas Rio Grande vai seguir. É um porto muito grande e já estabelecido", defende. O empresário complementa. "A gente já concorre com os portos de Santa Catarina. A gente tinha que ter uma energia forte para melhorar o Porto de Rio Grande para conseguir que a política fiscal e esses pedágios diminuíssem para que a gente não perdesse carga para Santa Catarina", observa.
Sobre o projeto
Com estudos técnicos e projeto comandados pela empresa DTA Engenharia, o Porto Meridional em Arroio do Sal deve mobilizar investimentos privados de cerca de R$ 6 bilhões. O projeto, que prevê capacidade de movimentar 53 milhões de toneladas, encontra-se em fase de elaboração dos estudos para obtenção da Licença Ambiental Prévia, com previsão de obtenção ainda no segundo semestre deste ano.
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