Saúde

Profissionais do HU-Furg reforçam o atendimento em hospitais e UPAs

Equipes assistenciais estão atuando em Rio Grande e Pelotas, dando suporte ao atendimento dos usuários do SUS

Divulgação - DP - Profissionais foram realocados em outras instituições

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), localizado em uma área de risco para inundações, teve seu entorno atingido pelas cheias da Laguna dos Patos, dificultando o acesso ao Hospital. Como medida de segurança para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), foi necessário suspender a admissão de novos pacientes e transferir os internados. Em resposta a essa situação, profissionais do HU-Furg e equipamentos estão sendo realocados em diferentes unidades de saúde, fortalecendo a atuação do SUS em Rio Grande e Pelotas.

O gerente de Atenção à Saúde do HU-Furg, Fábio Lopes, ressaltou que a dedicação e o comprometimento que os profissionais do HU-Furg estão demonstrando são exemplo de resiliência e superação. “Acreditamos que, com a união de esforços e a solidariedade de toda a comunidade, superaremos juntos essa situação adversa. Expressamos nossa confiança de que, em breve, o HU-Furg estará plenamente restabelecido e pronto para continuar desempenhando seu importante papel na assistência à saúde da população e na formação de novos profissionais”, disse Lopes

Parte dos profissionais permanece no HU-Furg, atendendo os pacientes que estão internados e aguardando alta ou transferência para outras unidades hospitalares. Outros foram temporariamente alocados para as unidades externas recém-criadas: Ambulatório de Gestação de Alto Risco, Ambulatório de Infectologia, Banco de Leite Humano (BLH), Farmácia do SAE Infectologia/Hospital-Dia e Posto de Coleta do Laboratório de Análises Clínicas e Anatomia Patológica (LAC). Esses serviços funcionam nas dependências de outras instituições localizadas fora das áreas de risco para inundações, como o Campus Carreiros da Furg e o Hospital de Cardiologia da Santa Casa do Rio Grande.

HE-UFPel

Além disso, profissionais foram designados para trabalhar no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), também administrado pela Ebserh, incluindo médicos ginecologistas e obstetras, anestesistas, pediatras, enfermeiros e técnicos de Enfermagem. O HE-UFPel tornou-se referência para gestação de alto risco na região após o fechamento da Maternidade do HU-Furg e também recebeu cinco leitos completos de UTI Neonatal, com equipamentos cedidos pelo HU.

Santa Casa e UPAs

Os profissionais também foram deslocados para atendimento na Maternidade da Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande, onde estão atuando médicos ginecologistas e obstetras, anestesistas e pediatras, auxiliando principalmente nos partos e cesáreas. Já na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Junção, médicos ginecologistas e obstetras, realizam consultas e atendem gestantes de alto risco e vítimas de violência sexual que antes eram acolhidas no Centro Obstétrico do HU-Furg. Além disso, pediatras foram disponibilizados na UPA Junção.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

População indígena é acompanhada por profissionais da Secretaria da Saúde Anterior

População indígena é acompanhada por profissionais da Secretaria da Saúde

São Lourenço do Sul solicita medidas urgentes de apoio ao agronegócio Próximo

São Lourenço do Sul solicita medidas urgentes de apoio ao agronegócio

Deixe seu comentário