Dificuldades

Trabalhadores do Tudo Fácil de Rio Grande reclamam de salários atrasados

Secretaria Estadual de Planejamento afirma ter rompido contrato com terceirizada e estar pagando os trabalhadores

Foto: divulgação/PMRG - DP - Unidade chegou a ter atendimento suspenso em dezembro

Por Redação
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A unidade do Tudo Fácil inaugurada em agosto em Rio Grande demorou poucos meses para se tornar tudo, menos fácil. Em especial para os mais de 70 trabalhadores terceirizados que trabalhavam no local. Isso porque estes funcionários têm relatado estar recebendo seus salários e benefícios com atrasos.

Segundo uma das trabalhadoras ouvida pela reportagem, que preferiu não ser identificada, o grupo foi dispensado ao chegar no shopping onde o Tudo Fácil está localizado, no começo de dezembro. Desde então, afirma, os funcionários estão sem trabalhar e também não teriam recebido esclarecimentos da empresa contratada ou do governo do Estado, o contratante. Em dezembro, os vencimentos referentes a novembro, incluindo 13º salário e benefícios, só foram pagos com após 12 dias de atraso, relata.

A empresa Excelência Administração de Serviços de Limpeza e Portaria, terceirizada contratada pelo governo do Estado para administrar a unidade, alega que o governo não efetuou pagamentos devidos à empresa no período, e que, por esse motivo, não pode pagar seus funcionários. Segundo a empresa, o contrato com a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) foi suspenso no dia 2 de dezembro "de forma unilateral" e " sem nenhuma justificativa ou explicação legal".

Estado cobre a dívida
Os salários referentes a novembro já foram pagos pelo governo do Estado. Já os valores referentes a dezembro devem ser quitados até sexta-feira (6), prazo estipulado para os depósitos. Apesar de ainda estar dentro do período previsto para o pagamento, entre alguns trabalhadores o clima ainda é de dúvidas e insegurança se terão o dinheiro na conta conforme aguardado.

A SPGG confirma o rompimento do contrato com a terceirizada e diz que a segunda colocada na licitação para o Tudo Fácil irá assumir a unidade de Rio Grande. De acordo com a pasta, o governo começou a pagar os salários após notificar a empresa diversas vezes pelos atrasos. A Secretaria reitera que os pagamentos estão sendo realizados.

Reflexos no serviço
A população de Rio Grande que tinha acesso a diversos serviços do governo no Tudo Fácil também foi prejudicada. A unidade teve seu atendimento suspenso em 2 de dezembro. A retomada ocorreu apenas na última semana do ano, entre 11h e 17h. Entre os atendimentos prestados no local estão emissão de identidade, retirada do RG e inscrição no CPF.

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