Foi mais organizada

A tentativa de promover um golpe de Estado no Brasil, no dia 8 de janeiro, foi mais organizada e planejada que os acontecimentos no Capitólio, em 2021. O alerta é de Noam Chomsky, um dos maiores intelectuais da atualidade. O linguista, filósofo e escritor é professor emérito do Departamento de Linguística e Filosofia no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e professor do Programa de Meio Ambiente e Justiça Social na Universidade do Estado do Arizona (EUA). Em entrevista exclusiva ao UOL, o americano falou sobre a visita do presidente Lula aos Estados Unidos, nesta semana, e o movimento da extrema direita mundial.

Em 1964
Os americanos apoiavam um golpe e isso fez a diferença. "O apoio de Biden ao novo governo foi de grande significado. Os militares não intervieram." (Chomsky)

Em 2023
A postura de Joe Biden, enviando mensagem aos militares brasileiros "de que não haveria respaldo a uma ruptura democrática evitou o golpe". (Chomsky).

Reunião
Do ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha, após reunião do Conselho Político de Coalizão, no Palácio do Planalto:

Nenhuma
"Não existe nenhuma iniciativa do governo de mudança da lei atual do Banco Central e nenhuma pressão sobre qualquer mandato de qualquer diretor."

Alerta
Golpistas ligam para as pessoas e dizem que a conta delas foi invadida, mas vão solucionar o problema. Eles têm informações sobre o extrato dos clientes.

Golpistas

Simulam estar na central de atendimento dos bancos, são bem articulados, calmos e usam até uma música similar à do Itaú. Isso ganha a confiança. Cuidado. É golpe.

Injúrias
Arthur Lira pede limites a deputados de direita e de esquerda por injúrias a autoridades. Deputados do PL se queixam sobre acusações a Bolsonaro como "genocida".

Motivo
O ouro é o principal motivo da tragédia que atinge o povo Yanomami, extraído por garimpeiros que deixam um rastro de destruição por onde passam.

Frágil
A atividade ilegal é favorecida por legislação frágil e fiscalização precária, que abrem espaço para que o metal precioso saia da floresta.

Em 2022
Desmate por garimpo na terra yanomami cresceu 25% no ano passado. Garimpeiros destruíram 232 hectares da área protegida. (Inpe/Deutsche Wellle)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Aumento sem precedentes

Próximo

O definitivo quebrou

Deixe seu comentário