Representatividade

Atletas do projeto Vem Ser Rugby são convocadas para camp da seleção brasileira juvenil

Emily Ribeiro e Samily Duarte participarão de atividades em São José dos Campos (SP) entre o fim de julho e o início de agosto

Foto: Carlos Queiroz - DP - Samily (na foto) e Emily foram chamadas para trabalho do Projeto Nina, que é ligado à Confederação Brasileira de Rugby (CBRu)

Duas atletas pelotenses do projeto Vem Ser Rugby foram convocadas para participar de um camp de treinamento da seleção brasileira juvenil da modalidade. Emily Ribeiro, 15 anos, e Samily Duarte, 14, estarão em São José dos Campos (SP) entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, ao lado de outras meninas que praticam o esporte e têm de 13 a 17 anos de idade. 

A atividade no CT da Brasil Rugby faz parte do calendário do Projeto Nina, criado em 2021 e vinculado à Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), que busca fomentar a modalidade nas categorias de base femininas. Desenvolvido pela Esef/UFPel e apoiado pela Prefeitura, o programa pelotense é ligado ao Nina, e também enviará duas treinadoras para o camp no interior paulista: Ciana Goicochea e Amanda Silva. 

“Essa convocação só mostra que estamos no caminho certo. A parceria entre UFPel, Prefeitura e Confederação mostra que o esporte feminino brasileiro tem muito potencial e que nós, aqui em Pelotas, somos um celeiro de desenvolvimento do rugby feminino. Isso pra nós é bastante importante e só valida, socialmente, aquilo que a gente vem fazendo”, fala o coordenador do Vem Ser Rugby, Eraldo Pinheiro. 

Seletiva na rede pública

No dia 1º de agosto, haverá uma nova seletiva para meninas de 12 a 14 anos da rede pública municipal. Em breve, via redes sociais, serão divulgadas as informações complementares da atividade, marcada para acontecer na Esef. As jovens que atingirem os percentuais estipulados nos testes receberão convite para integrar o projeto. 

Vinculado também ao Antiqua Rugby, equipe de Pelotas que disputa competições adultas, o Vem Ser faz parte do Laboratório de Estudo em Esportes Coletivos (LEECol) da Esef. Graduandos e pós-graduandos dos cursos de Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, Letras e Odontologia se somam aos da Educação Física para criar uma equipe multidisciplinar. 

Desde o surgimento do programa, mais de dez mil estudantes pelotenses já tiveram contato com o rugby. Com base em testes físicos, o programa gerou um banco de dados de potenciais atletas.

O rugby 

Praticado desde meados do século XIX, o rugby tem origem na Inglaterra. O objetivo é levar a bola oval até a linha de fundo do campo rival, encostando-a no chão para concretizar o try (pontuação máxima), que vale cinco pontos, antes de tentar o ponto extra por meio de um chute no gol, cujo formato lembra a letra H. 

São permitidos passes apenas para o lado ou para trás, e a defesa busca derrubar o adversário segurando o jogador que possui a bola — o que se chama de tackle.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Tony Junior, sobre a fase de mata-matas: “É outro campeonato” Anterior

Tony Junior, sobre a fase de mata-matas: “É outro campeonato”

Lobas completam 27 anos em meio a um Mundial Feminino de maior visibilidade Próximo

Lobas completam 27 anos em meio a um Mundial Feminino de maior visibilidade

Deixe seu comentário