Rubro-Negro

Em fase de definições administrativas, Xavante completa 112 anos

Celebrado neste feriado, aniversário do Grêmio Esportivo Brasil chega pela segunda vez consecutiva após fim da temporada e com o clube vivendo delicado momento político

Foto: Carlos Queiroz - DP - Em ótima condição, gramado era irrigado durante a tarde desta quarta-feira (6)

A atual condição do gramado do Bento Freitas justificaria o tradicional adjetivo usado no futebol para definir um campo de boa qualidade: tapete. Mantido pelos funcionários do Grêmio Esportivo Brasil que permanecem trabalhando, o terreno de jogo recebia irrigação durante a tarde desta quarta-feira (6), véspera do aniversário de 112 anos do Xavante, quando a reportagem do DP visitou o estádio. Mas a data, pela segunda vez seguida, chega com o clube envolto em incertezas administrativas, tendo exatos 1.528 sócios em dia.

A primeira definição política acontecerá no Conselho Deliberativo (CD). Até as 18h deste feriado de 7 de setembro, chapas podem se inscrever para concorrer. Uma delas, encabeçada pelo atual presidente do CD, Pablo Chagas, com Laura Quevedo na vice-presidência e Marco Antônio Alves e Rafael Martinelli como secretários, já estava com a documentação encaminhada. Outra chapa ainda cogitava inscrição, o que geraria votação na segunda-feira – leia mais ao fim da matéria.

A Central de Sócios do Bento Freitas é um dos locais da casa rubro-negra que seguem operando, com dois funcionários no atendimento. Além dos já citados profissionais de manutenção, responsáveis também pelo cuidado com o gramado, pouca gente vive o dia a dia do Brasil. Figura conhecida, o massagista Paulo Sérgio, o Tatu, ainda frequenta a Baixada. Em recuperação de lesão sofrida na reta final da Série D, o volante Amaral fazia tratamento no clube até poucos dias atrás.

Fora do futebol, um trabalho social

O 112º aniversário do Xavante é o segundo celebrado depois da criação do Grupo de Trabalho de Ações Sociais do Conselho Deliberativo, inaugurado em dezembro de 2021. “Desenvolver ações, parcerias com diferentes instituições; projetos sociais e ONGs para beneficiar jovens, crianças, idosos e minorias tais como as populações negra, LGBTQIA+, de mulheres, indígenas e de deficientes” consta como objetivo do projeto.

Somente em 2023, o Dia da Mulher, o Dia Mundial de Conscientização sobre a Síndrome de Down, o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo e o Dia Mundial do Meio Ambiente já foram pautas de ações do grupo. Na partida contra o Concórdia, pela Série D, em julho, por exemplo, indígenas da aldeia Kaingang Gyró, instalada na Colônia Santa Eulália, entraram em campo com os jogadores e protagonizaram uma apresentação de dança durante o intervalo.

Circe Hax, Desirée Goulart, Fabiana Hammes Hartwig, Janaína Motta, Laura Quevedo, Márcia Guimarães, Pedro Afonso, Pedro Krüger e Saionara Borges compõem o grupo.

Ameaça de renúncia

Conforme informou o DP na terça-feira, o vice-presidente de futebol do Brasil, Ricardo Fonseca, quer mais apoio político para continuar à frente do clube. Segundo o dirigente, se não houver a aproximação de outros nomes experientes, ele próprio e os demais vices, Júlio Sanabria e José Argoud, entregarão uma carta de renúncia, desfazendo o triunvirato da Executiva.

Nesse cenário, o Conselho Deliberativo assumiria o comando do Xavante por 30 dias e, depois, poderia convocar novas eleições presidenciais. Enquanto isso, ainda transcorre no Ministério Público a investigação do processo de destituição de Evânio Tavares, retirado da presidência do clube em junho por suposta gestão temerária após análise do Conselho Fiscal – dias antes, ele havia renunciado ao cargo.

Em entrevista concedida na quinta à Rádio Universidade, Argoud disse que a direção começou a pagar os salários atrasados do elenco da temporada 2023, com parcelamento em oito vezes. Funcionários também receberão valores em aberto.

Processo eleitoral no CD

Chapas podem se inscrever até as 18h desta quinta, com a secretaria do clube aberta. No domingo, com primeira chamada às 13h30min e segunda às 14h, uma assembleia geral ordinária será realizada no Salão de Honras do Bento Freitas. Caso apenas uma chapa tenha se inscrito previamente, ela acabará aclamada. Havendo mais de uma, ocorrerá votação dos associados na segunda-feira, das 9h às 18h.

Opiniões da imprensa
O que dizem três jornalistas sobre o momento do Xavante

Renan Santos,
repórter da RBS TV

“O Brasil chega aos 112 anos de história com muitas instabilidades. Não há certeza de quem vai comandar o clube na próxima temporada e isso é preocupante para planejar o ano que vem. Os últimos anos mostraram a importância de ter um presidente que saiba lidar com as questões do clube e dirigir a instituição em meio às grandes dificuldades. Vale lembrar que, desde Ricardo Fonseca, nenhum presidente terminou o mandato à frente do clube.

Dentro de campo, há muitas incertezas sobre a comissão técnica e o grupo de jogadores para o próximo ano. Porém, as disputas da primeira divisão do Gauchão e da Série D apontam um caminho para se reerguer. O Xavante precisa buscar a vaga na Copa do Brasil através do Estadual para conseguir mais recursos para o próximo ano. Na Série D, a meta é voltar o quanto antes pra C, o que garantiria calendário nacional o ano inteiro. Porém, são objetivos difíceis. Neste contexto, é necessário que haja uma unidade política na direção e, novamente, a sinergia entre clube e torcida. É um aniversário recheado de expectativas e que o Brasil busca respostas que serão importantes para o próximo ano.”

Fernando Moraes,
repórter da Rádio Universidade

“A instituição Grêmio Esportivo Brasil completa mais um ano de vida. Do longínquo 1911 até 2023, quem passou pelo clube viveu diversas experiências, desde o terceiro lugar no Brasileiro de 1985 até quedas estaduais e o acesso meteórico até a Série B, que deveria ser uma consolidação do clube no cenário nacional, mas acabou virando um pesadelo por acúmulo de dívidas e novos rebaixamentos em razão de problemas administrativos. Agora, em mais um aniversário, o clube precisa renascer para que não se torne uma despedida.

Tudo começa internamente, com um estatuto fortalecido para que não haja tantas renúncias e destituições. Por isso, o Conselho, que passa por uma eleição, precisa ter lideranças de pulso firme e que reme contra essa maré negativa junto com a Executiva, que ameaça renunciar por falta de apoio. Para evitar que situações continuem a ser recorrentes, o Brasil depende muito das eleições do dia 11 [do Conselho] e, independentemente de quem assumir, as próximas lideranças precisam trabalhar em conjunto, com transparência e com compromisso para o Xavante ser novamente aquele que todos os torcedores querem e já viveram em outros tempos.”

Marcelo Parmeggiani,
comentarista da Rádio Tupanci

"Quis o destino que um clube com grande apelo popular fosse fundado no dia 7 de setembro. Identificado com segmentos sociais humildes, construiu a identidade através da luta de superação das dificuldades. Porém, o Brasil amarga condição política, administrativa e financeira delicada. Dívidas gigantescas fazem com que as inúmeras tarefas para remodelar o clube possam ser consideradas trabalhos de Hércules. Como superar tal quadro? Provavelmente, optando pelo retorno às origens. O clube deveria compartilhar mais, ter instâncias decisórias mais participativas e combater personalismos e práticas autoritárias. No plano administrativo, profissionalizar. Se o futuro parece incerto, que ninguém duvide da força da torcida. Feliz aniversário!"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas anuncia a contratação do volante David Cunha Anterior

Pelotas anuncia a contratação do volante David Cunha

O que vale na última rodada do Troféu Rei Pelé Próximo

O que vale na última rodada do Troféu Rei Pelé

Deixe seu comentário