Destaques

Lideranças do Brasil, Rafael Dumas e Amaral não descartam retornar em 2024

Dupla agradece apoio dos torcedores rubro-negros na temporada e ainda aguarda para definir rumos contratuais com a direção xavante

Foto: Cristiane Mattos - Aos 34 anos, jogador atuou em 20 partidas pelo clube na temporada, a grande maioria como titular

Após a eliminação na Série D do Campeonato Brasileiro, os jogadores do Brasil pouco a pouco vão acertando suas rescisões com a direção xavante. Até o momento, apenas Guilherme Beléa teve sua saída publicada pelo Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. O meia foi atuar pelo São José. Entre os destaques da temporada, o zagueiro Rafael Dumas e o volante Amaral conversaram com o Diário Popular. 

A dupla afirmou que ainda não se reuniu com a direção sobre as pendências contratuais. Tanto Dumas quanto Amaral não fecham as portas para um possível retorno, mas o zagueiro faz uma cobrança para a Executiva a respeito de um possível acerto para 2024 com o Brasil. “Eu gostaria. Eu tenho mais de 50 jogos pelo clube, tenho um carinho imenso. Mas acho que antes do Brasil pensar em contratar ele precisa se organizar internamente”, afirma Dumas. 

Já o volante diz que ainda vai conversar com a direção nessa semana. “Eu deixei bem claro que eu gostei muito do clube. O clube tem uma camiseta pesada, uma torcida apaixonada. Realmente é um clube que todo atleta quer jogar. Lógico que têm algumas questões que todo mundo sabe, que a gente tem que sentar, conversar, ver, mas lógico que se o clube tiver interesse, a gente tem que sentar e conversar pra ver qual a melhor solução”, relata o volante. 

Lideranças em campo 

Experientes, Rafael Dumas e Amaral também foram líderes da equipe na temporada. O zagueiro de 28 anos atuou em 29 dos 31 jogos oficiais que o Rubro-Negro fez em 2023. Ao lado de João Marcus, Dumas teve uma excelente temporada. O sistema defensivo foi o ponto forte da equipe de Rogério Zimmermann no ano. 

Já Amaral sofreu mais com lesões e entrou em campo 20 vezes pelo clube, a grande maioria como titular. O volante de 34 anos destaca a identificação que teve com o Brasil e os bons resultados como fatores motivacionais para seguir no Bento Freitas em 2024. 

“Como eu sempre falei. O Brasil é um clube que tem sua história, tradição, uma camiseta pesada. Graças a Deus eu consegui ajudar o clube a conquistar os objetivos. Não só eu, mas todos os meus companheiros. Então acredito que criei uma identificação muito forte com o torcedor. Então isso conta bastante também. Essa semana a gente precisa sentar e ver o que vai acontecer. Espero que seja a melhor solução possível”, fala o meio-campista. 

Em relação ao restante de 2023, Amaral diz querer descansar e aproveitar a família. Já Dumas destaca a dificuldade neste momento para atuar em outras ligas e aguarda a definição de outros mercados. 

Recado para a torcida 

A dupla também faz questão de lembar do torcedor xavante. Em meio aos bastidores agitados em função de saída de presidente e salários atrasados, Dumas diz que muitas vezes só tiveram o apoio da torcida e dos familiares, e que foi por eles que seguiram competindo. 

“É agradecer pelo apoio deles. Eles reconheceram nosso esforço, da comissão técnica. Nessa reta final a gente só tinha eles e os nossos familiares do nosso lado. A gente estava jogando por eles”, sustenta o zagueiro. 

Amaral lembra que muitas vezes o torcedor foi fundamental apoiando quando o time estava passando por dificuldades nos jogos. “Eu agradeço a torcida por tudo. Eles foram fundamentais nesse processo. Eu agradeço pelo carinho. Criei uma identificação muito forte com o torcedor. Deixo essa mensagem, que não abandone o clube. O clube precisa muito do torcedor. Nos momentos mais difíceis que a gente enfrentou dentro de campo a torcida fez a diferença”, agradece o volante.

Dumas entrou em campo em 29 dos 31 jogos que o Brasil disputou em 2023, sendo um dos atletas mais regulares do elencoFoto: Italo Santos

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Da casamata às quatro linhas: Ilson Galo projeta Terceirona para o Farroupilha Anterior

Da casamata às quatro linhas: Ilson Galo projeta Terceirona para o Farroupilha

Wiliam Campos já projeta 2024: “É um desafio gigante, mas me sinto pronto” Próximo

Wiliam Campos já projeta 2024: “É um desafio gigante, mas me sinto pronto”

Deixe seu comentário