Nas quadras

No primeiro ano disputando Estadual, Kastilho City sonha com o acesso

Depois de período atuando apenas em competições locais, equipe de futsal da Vila Castilho participa da Série Bronze da FGFS

Foto: Miguel Rico Donini - Time pelotense enfrenta o Jaguarão Futsal, fora de casa

Pelotas é uma cidade com grande tradição no futsal e a cada ano surgem equipes em busca de espaço, dando oportunidades a atletas e ajudando no crescimento do esporte na Zona Sul. Hoje, o município tem representantes em quase todos os níveis, e uma das caras novas é o Kastilho City, que em 2023 estreia no Estadual da Série Bronze da Federação Gaúcha de Futsal (FGFS). 

A equipe tem como sede a Vila Castilho. O presidente é Luis Felipe Rissio Braga, conhecido como Filipinho. Ao Diário Popular, ele conta que o Kastilho City surgiu no dia 26 de dezembro de 2017. Filipinho explica que a ideia era unir os amigos para jogar amistosos em Pelotas e movimentar a Vila Castilho. 

“Fizemos uma junção de amigos e foi começando a ficar sério e indo bem nos amistosos, até que começamos a pensar diferente. Em 2018 jogamos a primeira competição e chegamos à semifinal”, disse.
O presidente conta que com o passar do tempo a equipe disputou dez competições, chegando oito vezes pelo menos na semifinal e conquistando quatro títulos. 

Participação no Estadual 

Com os bons resultados nas competições locais, Filipinho optou por filiar o Kastilho City em 2023 na FGFS para disputar a Série Bronze. “É um projeto novo, mas que tem muita chance de ser positivo e pensando no futuro para grandes competições estaduais”, disse o mandatário da equipe. 

A Série Bronze 2023 já começou. Até o momento, o Kastilho City é o quinto colocado do grupo A com quatro pontos. No total, são seis equipes que se enfrentam em turno e returno e os quatro melhores avançam de fase. O próximo jogo da equipe pelotense acontece neste domingo, fora de casa. O Kastilho City enfrenta o Jaguarão Futsal, às 19h. O confronto do primeiro turno terminou empatado em 7 a 7. 

Quando atua em casa, Filipinho diz que sempre precisa correr atrás de um local, já que as despesas são pagas pelo valor arrecadado na venda dos ingressos. Até agora o time pelotense jogou nos ginásios do Profut, Paulista e Seminário. 

Mesmo ainda sendo um projeto novo em nível estadual, Filipinho acredita em subir para a Série Prata já neste ano. “O objetivo é subir, mas sempre pensando no futuro e em ganhar maturidade. Temos esse objetivo de chegar e subir. Em todas as competições entramos para ganhar”, afirmou. 

Nomes conhecidos 

O Kastilho City tem nomes conhecidos na equipe e na comissão técnica. O treinador é Marcelo Neves, atual campeão da Série Ouro pela Associação Brasil Futsal (ABF) na temporada passada.
O preparador de goleiros era Gregory Macedo, que deixou a equipe recentemente. Ele foi treinador do Farroupilha na temporada passada, mas deixou o cargo no começo da Terceirona. 

No elenco, Juliano Madalena faz parte da equipe. Madalena atuou por várias temporadas no Farroupilha e também passou pelo Guarany de Bagé. O jogador pendurou as chuteiras dos gramados em 2017 e hoje está com 30 anos. O goleiro é João Armas, que fez parte da equipe da ATF Pelotas na temporada passada, subindo para a Série Bronze. 

Outro nome conhecido é o de Tailer Silva. O jogador atuou em 2022 no Farrapo. Como lateral-direito, disputou cinco jogos, sendo um deles o empate em 3 a 3 contra o Pelotas no clássico Far-Pel, pela Copa Tarciso Flecha Negra. 

Torcida 

Mesmo estando na primeira temporada disputando um Estadual, o Kastilho City já tem uma torcida forte e participativa. Filipinho conta que foi criada a torcida organizada “Máfia Kastilhano”. A torcida costuma viajar em todos os jogos pagando as despesas do próprio bolso. 

“Umas das nossas maiores forças é nossa torcida, que vem acompanhando a equipe em todo o Rio Grande do Sul”, disse o presidente. 

Quem quiser acompanhar as informações do Kastilho City ou ser um apoiador pode entrar em contato nas redes sociais. O Instagram oficial da equipe é @kastilhocity_oficial. Outra opção é entrar em contato direto com o presidente Filipinho no telefone (53) 98478-7955.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Zimmermann: “Esse mesmo grupo já teve oportunidade de ser desafiado” Anterior

Zimmermann: “Esse mesmo grupo já teve oportunidade de ser desafiado”

Estádios da cidade também sofrem efeitos do ciclone Próximo

Estádios da cidade também sofrem efeitos do ciclone

Deixe seu comentário