Entrevista

Novo auxiliar projeta desafio no Lobo: “Pode esperar um empenho muito grande”

Com experiência em categorias de base, Ariel Lanzini fará parte da comissão técnica de Paulo Porto na temporada 2024 do Pelotas

Foto: Hercílio Luz - Divulgação - Ariel estava atuando como técnico do sub-20 do Hercílio Luz e auxiliar do time principal

Aos 35 anos, Ariel Lanzini foi anunciado na terça-feira como auxiliar de Paulo Porto na comissão técnica do Pelotas para a temporada 2024. Será o primeiro trabalho do profissional ao lado do treinador. Gaúcho de Porto Alegre, o novo auxiliar do Lobo contou ao Diário Popular sobre como aconteceu a sua contratação.

Em parte da carreira, Paulo Porto contou com Alessandro Telles como seu braço direito, inclusive no próprio Áureo-Cerúleo, em 2013 e 2014. Nos últimos anos, Telles passou a ser treinador, comandando atualmente o São Luiz de Ijuí.

“Eu já conhecia o Paulo Porto, nunca tinha trabalhado com ele diretamente, mas conhecia o trabalho dele por ser um profissional do futebol gaúcho com muita qualidade. O Paulo conhecia meu trabalho do Internacional, do Hercílio Luz, então como ele estava sem auxiliar... [...] Ele acabou fazendo o contato comigo, se eu tinha interesse, e acabamos fechando”, contou Lanzini.

Último trabalho

Com uma longa passagem nas categorias de base da dupla Gre-Nal, Lanzini foi o treinador do time sub-20 do Hercílio Luz (SC). Em Santa Catarina, o novo auxiliar do Pelotas conseguiu classificar a equipe pela primeira vez na história para a Copa São Paulo de Futebol Júnior com o vice-campeonato catarinense da categoria. Na maior competição de base do Brasil, o Hercílio chegou até a terceira fase.

O trabalho de Lanzini rendeu frutos ao clube. O atacante Raí foi vendido para a base do RB Bragantino e o lateral-esquerdo Gregory foi emprestado para a base do Botafogo, além de subir seis atletas para o time principal. “Foi um trabalho bem valioso, bem importante para minha carreira”, resume.

Depois, Lanzini passou a ser auxiliar do time principal, mas deixou o Hercílio antes da Série D do Campeonato Brasileiro deste ano e não chegou a enfrentar o Brasil pelo grupo A8 da competição.

Conhecendo a Divisão de Acesso

Com experiência em categorias de base e no futebol de Santa Catarina, Lanzini terá seu primeiro trabalho na Divisão de Acesso. O auxiliar de Paulo Porto conta que está assistindo a jogos das últimas temporadas para entender o perfil da competição.

“Estou olhando todos os jogos das últimas temporadas para poder me situar bem na competição. É uma competição que tem um nível técnico muito equilibrado, um nível de força muito alto”, afirma o membro da comissão do Pelotas.

Em relação ao novo desafio na carreira, Lanzini destaca que o Pelotas é uma equipe tradicional e que deveria estar na primeira divisão estadual.

“O Pelotas a gente conhece de muito tempo. É uma equipe tradicional do futebol gaúcho. Era o meu pensamento trabalhar em uma equipe tradicional, trabalhar no profissional e recolocar a equipe em um lugar que não deveria ter saído. O Pelotas é uma equipe que tem que estar na elite do futebol gaúcho”, completou Lanzini.

Reuniões diárias

A apresentação do elenco deve acontecer somente em fevereiro ou março. Até lá a comissão técnica, junto com a direção, precisará montar um grupo de jogadores quase novo. Mesmo tendo sido anunciado na terça, Lanzini estava acertado há mais tempo e já vinha trabalhando na busca por nomes, com reuniões diárias com Paulo Porto e o executivo Filipe Cruz.

“Pode esperar um empenho muito grande. A gente já iniciou os trabalhos, a gente está fazendo reuniões diárias sobre contratações, busca pelo elenco. Isso tem que ser muito minucioso, buscando características de jogadores que a gente procura. A gente está indo muito atrás disso”, diz.

Em relação ao perfil, o auxiliar cita que tem um conhecimento grande de jogadores jovens pela vivência em categoria de base, enquanto Paulo Porto e Filipi Cruz possuem mais acesso a nomes experientes e que essa mescla de perfis será importante na montagem do elenco.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Padel: pelotense Raquel Piltcher mira top-50 do mundo no próximo ano Anterior

Padel: pelotense Raquel Piltcher mira top-50 do mundo no próximo ano

Com Olimpíadas de 2028 no horizonte, Marina Brauner trata lesão e projeta desafios do próximo ano Próximo

Com Olimpíadas de 2028 no horizonte, Marina Brauner trata lesão e projeta desafios do próximo ano

Deixe seu comentário