Bastidores

Presidente Evânio Tavares é afastado por 30 dias

Decisão do Conselho Deliberativo foi tomada pela falta de transparência com informações e documentos

Foto: Carlos Queiroz - Diário Popular - Evânio concedeu entrevista coletiva na terça-feira, onde negou problemas com o CD

Em reunião extraordinária do Conselho Deliberativo (CD) do Brasil neste sábado (3), ficou definido o afastamento do presidente Evânio Tavares do cargo por 30 dias. A decisão foi tomada para que o Conselho Fiscal (CF) tenha acesso a uma série de documentos assinados pela Direção Executiva do clube e, enfim, inicie o trabalho de fiscalização das finanças da atual gestão.

O presidente do CD, Pablo Chagas, explicou ao Diário Popular que não existe nada contra o presidente Evânio Tavares e que a decisão foi tomada exclusivamente para que pudessem ter acesso a dados e documentos que não eram apresentados mesmo após solicitações. "Não tem nenhuma acusação formal contra ele [Evânio Tavares], não tem nada. Não tem nenhuma definição. O que a gente quer é de fato conseguir informar. Todo 2022 não foi enviado os balancetes quadrimestrais, não foram enviados os balanços e algumas outras situações", disse. 

Pablo afirmou também que Evânio poderá retornar ao cargo caso nada de irregular seja observado e citou a violação do estatuto ao não deixar que o CF fiscalizasse. "Esse prazo de 30 dias é pra que a gente consiga a avaliação das informações, checar os documentos. Para que o Conselho Fiscal consiga fiscalizar. Hoje não se tem. Se tem uma pessoa que estava impedido que isso aconteça, que é uma questão estatutária. O artigo 70 prevê que seja afastado para que de fato haja essas averiguações". 

Caso seja encontrada alguma irregularidade, o próximo passo é fazer uma assembleia. Neste caso o acusado terá o direito ao contraditório e ampla defesa. 

Nestes 30 dias, o Xavante será comandando pelos três vices eleitos: Ricardo Fonseca (futebol), Júlio Sanabria (administrativo) e José Argoud (financeiro). 

Ninguém da Direção Executiva estava presente na reunião deste sábado. Procurado pela reportagem, Evânio Tavares não respondeu. 

Torcedores comemoram no Bento Freitas 

Durante a reunião extraordinária, do lado de fora do Bento Freitas, cerca de 30 torcedores aguardaram até fim. Após o encerramento e a notícia do afastamento de Evânio Tavares, o grupo comemorou com cânticos contra o mandatário rubro-negro. Logo depois, os torcedores foram chamados para o Salão de Honra da Baixada para receberem explicações da Mesa do Conselho sobre as decisões tomadas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ainda sem público, Brasil recebe o Aimoré, neste domingo Anterior

Ainda sem público, Brasil recebe o Aimoré, neste domingo

Inter e Santos ficam no 1 a 1 na Vila Belmiro Próximo

Inter e Santos ficam no 1 a 1 na Vila Belmiro

Deixe seu comentário