Nas águas

Remo: pelotense Brenda Madruga é campeã do Sul-Americano Júnior

Integrante do projeto Remar para o Futuro, atleta de 17 anos representou o Clube Centro Português em competição no Rio de Janeiro na categoria Dois Sem

Foto: Satiro Sodré - COB - Brenda (E) competiu em barco com a carioca Jennifer Almeida, do Flamengo

A pelotense Brenda Madruga, 17 anos, integrante do projeto Remar para o Futuro e representante do Clube Centro Português 1º de Dezembro, conquistou nesta terça-feira (19) o título do Sul-Americano Júnior de remo. A atleta e sua dupla de barco na categoria Dois Sem, a carioca Jennifer Almeida, do Flamengo, finalizaram o percurso de dois quilômetros em 7min35s48 na lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.

Brenda e Jennifer fizeram uma prova de recuperação em águas cariocas. Largaram atrás das chilenas Felipa Rosas e Emilia Liewald, mas ainda conseguiram encerrar a competição 11 segundos à frente. “A gente conseguiu fazer uma ótima estratégia de buscar elas. Geralmente o Chile é o favorito, e a gente conseguiu ganhar”, disse a pelotense em entrevista ao Canal Olímpico do Brasil no YouTube.

Medalha de Brenda é a décima do Remar em todas as edições de Sul-Americano. Foto: Satiro Sodré - COB


Ao Diário Popular, a mais nova campeã sul-americana de remo enalteceu o trabalho do Remar para o Futuro e lembrou dos contratempos às vésperas do campeonato. “Durante esse processo, até o dia da prova, foi bem difícil tudo. Lidar com meu mental, com tudo que estava acontecendo. Foi muito difícil conseguir treinar o barco. Alguns dias ficamos sem conseguir treinar, mas em todo o treino a gente dizia que ia ganhar”, disse Brenda.

A pelotense viajou ao Rio de Janeiro há algumas semanas para encerrar a preparação com a parceira de barco no Sul-Americano. Anteriormente, Jennifer visitou Pelotas e treinou nas instalações do Remar para o Futuro, na Academia Tissot, às margens do arroio Pelotas. A medalha de Brenda foi a décima de ouro conquistada por atletas do projeto pelotense em nível continental.

Classificação
Final do Sul-Americano Júnior de remo
Categoria Dois Sem | dois quilômetros

1) Brasil (Brenda Madruga Freitas / Jennifer Almeida)
7min35s48

2) Chile (Felipe Rosas / Emilia Liewald)
7min46s53

3) Paraguai (Lucia Martinez / Agustina Lopez)
8min15s99

Mais resultados

Outros atletas de Pelotas também estão no Sul-Americano. Na categoria sênior, Piedro Tuchtenhagen acabou em quarto lugar na prova do single skiff, em barco individual. Como noticiou o DP, o atleta de 22 anos, que atualmente defende o Grêmio Náutico União, de Porto Alegre, ficou com a terceira posição no Pré-Olímpico, sábado. Ele deve participar do Mundial em maio, em Lucerna, na Suíça, para tentar uma vaga nos Jogos de Paris.

Também formada no Remar para o Futuro e hoje no Flamengo, Mariana Macedo foi vice-campeã do Dois Sem sênior ao lado de Lara Pizarro. A dupla, que é sub-23, disputou na principal categoria e terminou atrás das irmãs chilenas Antonia e Melita Abraham, atuais vice-campeãs do Pan-Americano e classificadas para as Olimpíadas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

De Pelotas para o principal celeiro de campeões de maratonas Anterior

De Pelotas para o principal celeiro de campeões de maratonas

Sanção impede Brasil de inscrever atletas por seis meses Próximo

Sanção impede Brasil de inscrever atletas por seis meses

Deixe seu comentário