Vitória histórica

Turfe: após 11 anos, uma joqueta vence na Tablada

Revelação da última temporada no hipódromo do Cristal (PoA), Josiane Marques, 22 anos, ganhou sua primeira prova em Pelotas e fez história

Alvaro Guimarães - Josiane Marques, 22 anos, é a primeira mulher em 11 anos a vencer a prova em Pelotas

A cada domingo de corrida, novas histórias são escritas na pista do hipódromo da Tablada, e neste domingo (1º) o nome de Josiane Marques, 22, entrou para a história do Jockey Club de Pelotas (JCP). Ao vencer o segundo páreo, montando Beckenbauer, de Fabiano Marimon, treinado por Adriano Petrechel, ela se tornou a primeira mulher a ganhar uma corrida no JCP em 11 anos.

A vitória garante a J. Marques um lugar no seleto grupo formado, até então, por apenas seis mulheres que conseguiram vencer desde a fundação do Jockey, há 93 anos. Nesta lista estão Idília Teixeira, Suzana Davis, Carmen Torres, Janaína Isabel, Michele Vargas e Lu Andrade, que foi a última a ganhar, em 14 de outubro de 2012.

"É inacreditável. Porque faz tanto tempo que a gente não vê mulher montando e ainda mais ganhando aqui em Pelotas. É um dia muito especial e que me faz querer voltar a montar em Pelotas sempre que tiver oportunidade", afirma Josiane.

O ex-jóquei Miguel Barreto, tricampeão do GP Princesa do Sul e segundo colocado em 2000, quando Janaína Isabel montando Rider Cup se consagrou como a primeira mulher a vencer o GP Princesa do Sul, diz que a perspectiva é de sucesso da joqueta também em nível nacional, não só gaúcho. "Josiane é uma joqueta muito talentosa e inteligente e que mostra uma evolução sensacional, que vai brilhar entre os melhores do País", projeta.

Kapadokya vence a prova principal

A principal prova do dia foi vencida pela potranca Kapadokya, do Stud Lobão de Pelotas, treinada por Celso Souza e montada pelo carioca voador Henrique de Oliveira. A tordilha largou na ponta e travou um duelo sensacional com o invicto Coeur D'Amour, montado por J. Marques, até a entrada da reta final, quando seu oponente cansou e deixou que disparasse abrindo vários corpos de vantagem para ganhar com facilidade sua segunda corrida consecutiva.

O sucesso também reafirma o time azul e ouro, atual campeão da estatística dos proprietários como o principal desta temporada, após quatro reuniões. Na primeira prova do dia, o vencedor foi River Dawn, do Stud Giulia Melchior Arias, treinado por Valdir Quintana e montado por Marcos Staiti. Foi o primeiro triunfo do potro de três anos, considerado pelos especialistas uma das grandes promessas de sua geração.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Farroupilha e São Paulo-RG empatam por 1 a 1 no Bento Freitas Anterior

Farroupilha e São Paulo-RG empatam por 1 a 1 no Bento Freitas

Basquete: competição sub-16 movimenta o Brilhante Próximo

Basquete: competição sub-16 movimenta o Brilhante

Deixe seu comentário