Solidariedade

9ª edição do Enjoei é neste sábado no auditório do Sicredi

Ingresso é dois quilos de alimentos não perecíveis a serem entregues ao Banco de Alimentos de Pelotas

Foto: divulgação - Bazar atrai com itens de luxo e diferenciados

Desta vez não vai ter tempo ruim que atrapalhe mais uma edição - a nona - do Enjoei, promovida por um grupo de mulheres que, de uma brincadeira de troca e venda, ajuda a alimentar muitas famílias de Pelotas. Tudo que for arrecadado com os ingressos será entregue ao Banco de Alimentos de Pelotas. Para o brechó chique deste sábado, das 10h às 18h, no auditório do Sicredi, vale vender ou trocar peças de roupa, objetos novos ou usados, que não fazem mais parte do guarda-roupa ou da decoração da casa. A ação já vem ajudando a instituição há anos e, em 2023, a ideia é arrecadar mais de 2,5 toneladas de alimentos não perecíveis.

De acordo com a idealizadora do evento, a juíza Ana Ilca Härter Saalfeld, da 4ª Vara do Trabalho de Pelotas, a proposta é reunir pessoas com a intenção de desapegar e, com isso, atrair bastante público, já que o ingresso é dois quilos de alimentos não perecíveis ou R$ 15,00. Todos que vão participar das bancas são pessoas físicas. O que for vendido no brechó fica para o responsável de cada banca, pois a ideia principal é a arrecadação de alimentos com os ingressos. “O atrativo está na venda ou troca de qualquer item usado e alguns sem uso (aqueles que compramos e nos arrependemos). Tem artigos de luxo, de marca ou diferenciado, e que somente podem ser comercializados pela dona do objeto”, explica a magistrada.

Mesmo se tratando de uma brincadeira, há regras, e uma delas é expor os produtos em ótimas condições. Podem ser roupas, calçados, bijuterias, joias, brinquedos, móveis, relógios, eletrodomésticos, artigos de decoração, livros, bolsas, carteiras, óculos, entre outras peças, desde que o próprio vendedor (credenciado previamente) fixe nos objetos o preço e os critérios para a negociação, como pagamento à vista, parcelado ou até mesmo pix. Não serão vendidos produtos pela internet, pois a ideia é a presença do público. Vai ter espaço para alimentação e até para saborear um espumante. A idealizadora Ana Ilca destaca que entre os alimentos, os mais importantes são óleo de cozinha e leite. “O povo pelotense é extremamente solidário. Acredito que vamos atingir nossa meta”, propõe.


Ação pet
Para ajudar a ONG Amigo Pet, do Capão do Leão, a Receita Federal doou mais de 500 cremes e body splash da famosa marca americana Victoria’s Secret (produtos apreendidos por descaminho) à instituição. Mas a preocupação de como transformar esse produto em dinheiro, o órgão solicitou à juíza Ana Ilca a possibilidade de usar o evento para colocá-los à venda em uma das bancas. “Para aumentar a arrecadação, também vai ter um drive thru e quem quiser deixar ração e arroz é só trazer, sendo que a colaboração é opcional, ou seja, quem pagar ingresso ou deixar dois quilos de alimentos, a doação à ONG fica por conta da pessoa”, explicou. ​

Serviço:
O quê: 9ª Edição do Enjoei
Quando: Neste sábado, dia 30, das 10h às 18h
Onde: auditório do Sicredi, na avenida Dom Joaquim, 1.087
Ingresso: dois quilos de alimentos não perecíveis ou R$ 15,00

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

A dez anos do Marco do Saneamento, gestores têm longo desafio pela frente Anterior

A dez anos do Marco do Saneamento, gestores têm longo desafio pela frente

Alagamentos causam inúmeros transtornos em ruas do Laranjal Próximo

Alagamentos causam inúmeros transtornos em ruas do Laranjal

Deixe seu comentário