Lua Vermelha

A lua nasce vermelha

Eclipse total poderá ser visto no Brasil das 16h30min às 20h30min de hoje

Nesta sexta-feira (27), a Lua passará pela sombra terrestre, ocasionando o segundo e último eclipse lunar total do ano. Pela primeira vez em 2018 o fenômeno poderá ser visto no Brasil. A Lua começará a se esconder do sol à tarde e, quando nascer, às 18h em Pelotas, estará completamente fora do alcance dos raios do astro-rei.

Como em todo o eclipse, a Lua nunca fica totalmente escura. Devido a condições atmosféricas, que rebatem os raios solares, ela é vista em coloração avermelhada. Permanecerá assim, toda atrás do Sol, até as 18h15min. O fim do eclipse será às 20h30min. Além da América do Sul, o fenômeno poderá ser visto na África, na Ásia, na Europa e na Oceania. Mas poucos, como os brasileiros, poderão ver a Lua nascer vermelha.

Outra peculiaridade do fenômeno será o tempo de duração. Estamos falando do eclipse mais longo do século, com cerca de uma hora e 45 minutos. A partir do momento em que a Lua começará a ser coberta pela Terra, até o tempo em que estará toda na mira dos raios solares, serão quatro horas de duração.

A professora de Astronomia da Faculdade de Física da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Virgínia Mello Alves, explica que o tempo de duração baterá o recorde dos anos 2000 por causa de dois fatores: o maior afastamento da Terra em relação ao Sol e a também maior distância da Lua do planeta. Assim, o satélite ficará mais tempo na sombra terrestre.

Se a Lua e o Sol estão mais longe da Terra, o mesmo não vale para Marte. O planeta vermelho é outro que fará o próprio espetáculo no céu pelotense. Ele está mais próximo à Terra e, por isso, poderá ser visto com mais brilho entre as estrelas. "É uma estrela mais gordinha, avermelhada e com brilho mais intenso", ensina Virgínia. "Mas a diferença é sempre sutil, seja no tamanho e brilho da Lua e de Marte", completa.

Onde ver o eclipse?
Quem quiser apreciar melhor o fenômeno, a recomendação é sabidamente popular. Procurar lugares mais afastados da cidade, com menos luzes artificiais. Mas, mesmo aos que não conseguirem encaixar o eclipse na programação pessoal, vale a pena ficar ligado no céu a partir das 18h, para contemplar o nascer da Lua, pela primeira vez no ano, vermelha.

O Laboratório de Astronomia da UFPel marcou um encontro aberto ao público para observação do fenômeno no trapiche do Laranjal, intitulado Astrolep. A montagem do equipamento começa às 17h. Segundo informações do CPPMet da UFPel, o tempo estará bom, com o céu parcialmente nublado. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

População mais velha e menos área no campo Anterior

População mais velha e menos área no campo

UFPel e IFSul sofrem com a escassez de recursos Próximo

UFPel e IFSul sofrem com a escassez de recursos

Deixe seu comentário