Buscando um lar

Animais do Canil participam de feira de adoção na Fenadoce

Theodor, Alvim, Bruna Bruma, Brisa e Briana serão as estrelas da campanha Todo Caramelo e Doce

Foto: Carlos Queiroz - DP - Canil Municipal tem 61 cães para adoção

A felicidade do Vitório, do Messi, Zuleica, do Theodor, do Alvim, da Bruna e de tantos outros diante de humanos é inesgotável. Mal sabem eles que estão promovendo o melhor marketing para ganhar um lar, pois fazem parte dos 61 cães do Canil Municipal aptos a serem adotados. Por enquanto, ganham abrigo, cuidado e alimentos no espaço que, em tese, deveria ser apenas de passagem. Mas devido ao aumento de abandonos e casos de maus-tratos, a população canina tem tornado o ambiente pequeno. A solução está na conquista de moradias fixas, com donos que tenham responsabilidade e, principalmente, muito amor para dar. Para conquistar ainda mais os corações de apaixonados por pets, desde maio, a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) realiza a Campanha Todo Caramelo é Doce, projeto que coloca na vitrine os órfãos. E por falar em doce, os animaizinhos vão ganhar destaque nesta sexta-feira (16), com uma visita ao estande da Prefeitura na Fenadoce.

Na véspera da ida à feira, o movimento no canil foi intenso. Limpeza das baias, marcação de banho para os selecionados - Theodor, Alvim, Bruna Bruma, Brisa e Briana -, organização do material informativo, sem contar com as atividades diárias de abastecer os potes com ração, trocar (quando necessário) os cobertores e roupinhas, além dos passeios fora das dependências junto aos funcionários. A reportagem tentou conversar com o titular da SQA, secretário Eduardo Daudt Schaefer, mas foi preciso uma sala fechada, pois foram muitas tentativas de chamar a atenção, principalmente de Vitório, para dar a patinha.

Já em ambiente mais silencioso, o secretário lamentou a falta de responsabilidade das pessoas pela guarda dos animais. "Eles são deixados em locais públicos, aqui na frente do Canil, os filhotes estavam amarrados. Não temos como recolher todos e a campanha do Caramelo foi a alternativa para diminuir a população", admitiu. Em parceria com uma pet shop, de maio até ontem foram 12 adoções.

Schaefer lembra ainda que a Prefeitura tem o Selo de Empresa Amiga dos Animais, sendo que a certificação, lançada em 2019, homenageia empreendimentos que promovem ações de incentivo ao bem-estar animal na cidade. "Portanto, quem quiser ajudar com doações como roupinhas, artigos para banho, ração será nosso grande parceiro." A estrutura responsável por abrigar quase 70 animais - estava sendo reformada, mas por questões de não cumprimento de contrato, o mesmo foi rescindido. Atualmente, o espaço, que fica na BR-392, recebe pequenas intervenções para melhorar o ambiente, como uma baia coletiva. A demanda mais urgente seria um espaço para adestrar animais bravios que não conseguem interagir entre si.

Requisitos para adoção
A diretora do setor de bem-estar animal da SQA, Daniela Duarte, explica que os termos para adoção são bem criteriosos, como forma de garantir que o animal não volte a ser abandonado ou maltratado. "São avaliadas questões como espaço, ou seja, um pátio fechado e limpo, e se a pessoa assume a responsabilidade de cuidar do animal." O pet é entregue castrado e, para os filhotes, fica garantido o procedimento gratuito. O cão recebe um dispositivo de localização, em caso de abandono, para o responsável ser notificado. "Também questionamos se a pessoa terá condições de arcar com as despesas de alimentação e eventual tratamento de saúde", explicou. O adotante ainda terá 15 dias de adaptação do cão em casa até a devolução. "O bom é quando temos retorno como o da Zefa, que no segundo dia estava mais do que adaptada ao novo lar."

A feira de adoções na Fenadoce, das 14h às 16h30min, é mais um incentivo da campanha, mas os organizadores lembram que os interessados em ficar com um cãozinho não poderão sair com o pet. Eles terão de ir até o Canil, que fica na BR-392, quilômetro 71, no bairro Fragata, para tratar de todos os trâmites da adoção. Também são agendadas visitas que podem ser feitas pelo telefone (53) 3271-0006.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Praça Coronel Pedro Osório é cenário de depredação Anterior

Praça Coronel Pedro Osório é cenário de depredação

Central Estadual de Transplantes realiza campanha em Pelotas Próximo

Central Estadual de Transplantes realiza campanha em Pelotas

Deixe seu comentário