Infraestrutura

Avenida Ferreira Viana receberá requalificação

Sinalização é a principal demanda dos usuários da via que liga o Centro a três bairros importantes de Pelotas

Foto: Jô Folha - DP - Investimento da obra está em torno de quatro milhões

O anúncio de que a avenida Ferreira Viana será requalificada chegou em boa hora para usuários da via que liga o Centro de Pelotas ao Laranjal e serve de acesso a outro dois bairros, como Areal e São Gonçalo. Com investimento de R$ 4,4 milhões, a obra - que engloba 4,2 quilômetros da via - deve começar na próxima quinzena e terá oito meses para ser concluída, conforme contrato com a empresa vencedora da licitação, a Encopav.

Os recursos, via empréstimo junto ao BRDE, serão aplicados em obras de pavimentação (com material fornecido pela própria empresa e não pela Usina de Asfalto do Município), drenagem, melhorias na ciclofaixa já existente (inicia a partir do Foro de Pelotas e depois é usado o canteiro) e sinalização horizontal e vertical, sendo esta última a principal demanda de pedestres, ciclistas e motoristas que trafegam pela avenida. Moradores e comerciantes seguem a mesma opinião, pois vivenciam situações de pessoas com dificuldades para atravessar a faixa, mesmo onde há prioridade para pedestres.

Em quatro pontos principais, a sugestão seria construir uma travessia elevada ou algo que conscientizasse os motoristas a reduzirem a velocidade, porque não há respeito pela faixa de pedestres. O microempreendedor Wesley Santos da Silva, 25, tem uma barbearia e diz que seguidamente ocorrem acidentes na faixa próximo à rua Conselheiro Silveira Martins. "Os motoristas não param. E quando isso acontece, o que vem atrás acaba batendo na traseira", comentou. Sobre as demais intervenções, como a pavimentação, Silva diz acreditar que há vias bem piores. Pelo que foi observado, há muitos remendos na faixa. Já na drenagem, ele aponta que precisa chover muito para encher a calçada.

Bem próximo à barbearia de Wesley Silva fica a Unidade de Pronto Atendimento, a UPA Areal, cujo acesso, muitas vezes é pelo transporte coletivo e, por isso, duas faixas foram dispostas na via, uma em cada sentido. Mas para quem precisa dela, diz que não tem muita utilidade. A artista plástica Jandira Amaral, 83, acena com a mão e só atravessa quando todos os carros param. Em plena atividade, ela utiliza o transporte coletivo para ir até a Associação dos Soldados para dar aulas de pintura em tela. "Eu me cuido muito, pois perdi uma amiga querida bem aqui nessa faixa (em frente à UPA). O carro da direita parou, mas o que vinha pela esquerda não e pegou ela em cheio", relatou. A moradora do bairro acredita que só sinalização não basta e, sim, os motoristas precisam reduzir a velocidade quando estiverem próximo à faixa.

Segundo a Secretaria de Planejamento e Gestão de Pelotas (Seplag), com relação aos pontos apontados como críticos pela população, existe a previsão de construção de travessia segura próxima à UPA.

Não menos perigosos e também citados estão os locais de travessia de pedestre em frente ao residencial Toscana e logo no acesso à avenida, para quem trafega pela avenida Juscelino Kubitschek e ingressa na Ferreira Viana. A travessia elevada com faixa de segurança se tornou uma dor de cabeça para motoristas e pedestres.

"É pouco tempo de reflexo na hora da curva para perceber alguém na faixa", argumentou um condutor que não quis se identificar. Já a empregada doméstica Adriana Félix, 44, garante: "A maioria (motoristas) não para." Para obter alguma chance na faixa, ela coloca primeiro o pé, depois parte do corpo e, quando finalmente está segura, atravessa. "Ocorre que já presenciei vários acidentes, pois os carros que vem logo atrás, não têm tempo de parada e batem nos que estão parados. O ideal é que a faixa fosse mais para frente. Assim todos os usuários estariam mais seguros."

Com relação à travessia elevada próxima ao Carrefour, o secretário da Seplag, Roberto Ramalho, adianta que deixará de existir e será substituída por outra alguns metros adiante do local atual. "A importância da avenida Ferreira Viana reside no fato de ser um dos principais acessos entre o Centro e os balneários e figurar-se entre as áreas que mais crescem na cidade."

Avenida Adolfo Fetter
A próxima na lista de revitalização pode ser a avenida Adolfo Fetter. A Seplag está finalizando o projeto para, após, dar início à busca de recursos para a realização da obra.

Rótula da ponte
O secretário de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaeffer, informa que a rótula próxima à ponte foi adotada pelas empresas Ekoos Química, Biologia e Meio Ambiente Ltda e Biri Indústrias de Bebidas. "Será construído novo globo, Monumento à Reciclagem, assim como realizado o paisagismo da área da rótula, sendo dado a devida manutenção ao local e ao monumento pelas mesmas empresas adotantes. A adoção terá o prazo de duração de dois anos, podendo ser prorrogado, posteriormente, por temos aditivos. O monumento atual será retirado do local, quando o novo ficar pronto, pois não tem condições de ser restaurado."

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pampa tem 84 espécies de animais ameaçadas de extinção Anterior

Pampa tem 84 espécies de animais ameaçadas de extinção

Ocupação de leitos pediátricos alcança 100% Próximo

Ocupação de leitos pediátricos alcança 100%

Deixe seu comentário