Estilo Pet

Cachorro com medo de chuva: passo a passo para acalmá-lo

Saiba como lidar com as fobias do pet e dicas para deixar momentos de pavor menos assustadores para eles

Foto: Tonia Kraakman - Pexels - DP - O primeiro passo para conseguir iniciar um tratamento ou prestar ajuda é saber se o pet tem um medo real

Se você tem um cachorro com medo de chuva sabe como é angustiante ver o bichinho ansioso e alerta a todo momento. Assim como os fogos de artifício nas épocas festivas, a chuva e os trovões provocam reações de medo em alguns cães. Contudo, dá para contornar a situação, ajudando seu amigo a ter menos pavor de tempestades.

Animação e alegria são duas características que descrevem bem os bichinhos, principalmente os cães. Então vê-los em situações de medo e pavor é de cortar o coração. Como tutores, ou seja, responsáveis pelo pet, é importante descobrir como tratar possíveis traumas do cachorro.

Dias de chuva, e, ainda por cima, com trovões, fazem parte da natureza e são algo fora do nosso controle. Para um cachorro com pânico de chuva, é extremamente desgastante se manter alerta o tempo todo. A falta de cuidado com o bichinho pode, inclusive, gerar problemas comportamentais e de saúde com o passar do tempo.

Por que cachorro tem medo de chuva?
Caso o animal não tenha traumas de um abandono ou situações de risco que viveu enquanto não tinha uma casa, o medo pode vir de outros lugares. Uma das hipóteses é o barulho da chuva caindo em conjunto com os trovões, afinal, os cães possuem uma audição bem avançada. Por isso, o ruído pode ser um sinal de alerta para eles.

O primeiro passo para conseguir iniciar um tratamento ou prestar ajuda é saber se o pet tem um medo real. Por isso, em um dia de chuva, observe como ele se comporta durante a mudança do tempo.

É importante manter a calma
As suas atitudes são cruciais para demonstrar que não existe perigo. Por isso, fique calmo e, se possível, continue fazendo suas atividades, converse com outros da casa, assim o cão vai perceber que tudo está sob controle.

Uma alternativa é apostar nas distrações. Com certeza você sabe o que o seu amigo adora! É uma bolinha? Uma pelúcia para cachorro? Bom, agora é um ótimo momento para tentar distraí-lo com objetos e brincadeiras. Dê risadas, mostre que está tranquilo com a situação.

É comum os tutores pegarem o cachorro no colo para acalmá-lo através de carinho e atenção. Contudo, é uma atitude errada. Essa atitude acaba potencializando a angústia de um cachorro com medo de trovão. Isso porque ele entende que se está sendo bajulado, é porque seu pavor é real.

Experimente dessensibilização sistemática
Se ainda não ouviu falar sobre a técnica, vale a pena tentar com o seu amigo. A dessensibilização consiste em apresentar o objeto que o pet tem medo aos poucos, até que o pavor seja superado.
No caso da chuva, você pode realizar da seguinte forma:
> use um vídeo no Youtube para representar a chuva em si;
> deixe o volume baixo, pois é importante que neste primeiro momento seja um contato de pouco impacto;
> vá aumentando o barulho gradativamente, estimulando o animal a ganhar coragem;
> a recomendação é sempre começar com o barulho baixo e aumentar aos poucos o volume ao longo do treino;
> a repetição é importante, então faça o treino com frequência.

Alguns dos principais sinais de um cachorro com medo de chuva são:
- procura refúgio em lugares seguros, como debaixo da cama ou cantinhos da casa;
- respiração ofegante;
- rabo escondido entre as pernas;
- orelhas baixas;
- corpo encolhido;
- pupilas dilatadas;
- tremores;
- salivação excessiva.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas deixa o ranking dos 100 municípios com maior índice de Aids Anterior

Pelotas deixa o ranking dos 100 municípios com maior índice de Aids

Abandono do antigo prédio da Smed gera denúncia ao MP Próximo

Abandono do antigo prédio da Smed gera denúncia ao MP

Deixe seu comentário