Saúde
Campanha de Vacinação é retomada
Em Pelotas, as doses serão aplicadas no Centro de Especialidades e nas UBSs
Divulgação -
A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe será retomada nesta quinta-feira (2) em Pelotas. Na última terça-feira, a 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) recebeu 42 mil vacinas para serem distribuídas entre os 22 municípios de abrangência da instituição. Para Pelotas foram destinadas 19,8 mil doses. As imunizações estarão disponíveis no Centro de Especialidades e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das zonas Urbana e Rural. Essas serão aplicadas em todos que tiverem mais de 60 anos.
Do total repassado ao município, 1,5 mil unidades foram separadas para serem aplicadas em acamados em domicílio - agendamento através do (53) 3284-7722 - e ao público das Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpis). De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da prefeitura (Ascom), devido à pouca quantidade de vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, não será possível fechar parceria com farmácias da cidade, apesar de ser interesse do Poder Público que isso ocorresse. Sobre o drive-thru - quando a imunização é feita dentro do carro -, a Ascom garantiu que o município contará com o serviço, mas os locais ainda estão sendo ajustados e serão divulgados em breve.
Para evitar aglomerações nas filas, as equipes das UBSs estão organizadas para controlar a quantidade de pessoas no interior de cada prédio. Por isso estão destinando salas específicas para a vacinação, além de utilizarem a área externa das UBSs. Até o momento, cerca de 20 mil pessoas já foram imunizadas contra a Influenza no município - entre profissionais da saúde e idosos - e a previsão é que toda nova remessa seja utilizada, porém não há previsão de entrega de um novo lote de vacinas.
Calendário
Segundo o Ministério da Saúde, 75 milhões de doses serão disponibilizadas. A próxima etapa da campanha se inicia em 16 deste mês e será destinada aos professores de escolas públicas e privadas e profissionais da segurança e salvamento. Na última fase, que será iniciada em 9 de maio, também ocorrerá o Dia D. Desta vez, os beneficiados serão as crianças de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias; grávidas, mães no pós-parto, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e de outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estejam no cumprimento de medidas socioeducativas, indígenas, detentos e servidores do sistema prisional, e adultos de 55 a 59 anos de idade. A vacinação será encerrada em 23 de maio.
Relembre
No último dia 25, a prefeitura esperava receber 20 mil doses, mas somente duas mil foram entregues. Com isso, a campanha foi suspensa. O número era insuficiente para iniciar a imunização dos idosos, que em Pelotas somam cerca de 50 mil. Então, as doses foram destinadas a profissionais de saúde que ainda não haviam se vacinado e atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus.
Na região
Santana da Boa Vista - O município recebeu 1.480 doses, foram vacinados em torno de 500 idosos e 35 profissionais da saúde.
Chuí - Recebeu 820 doses, e em torno de 450 idosos já foram vacinados e 45 profissionais da saúde. O município ainda dispõe das imunizações.
São José do Norte - A vacinação recomeçou nesta quarta (1º) para os idosos e profissionais da área da saúde. Os idosos estão sendo vacinados nas residências, através de agendamento. Amanhã ocorrerá a vacinação através do drive-thru durante todo o dia. O município já havia recebido 2.200 doses e mais mil chegaram nesta quarta, o que ainda é pouco para suprir a demanda.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário