Finanças

Desconto de 12% no pagamento do IPTU é válido até o dia 20

Cidadãos que aderiram ao Domicílio Tributário Eletrônico (DTE) até 20 de outubro têm direito ao benefício

Foto: QZ7 Filmes - Verba é vista como uma das saídas para o Município lidar com a crise financeira

Por João Pedro Goulart
[email protected]
(Estagiário sob supervisão de Lucas Kurz)

O prazo final para conseguir o desconto de 12% sobre o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) está se aproximando. Por mais uma semana, os pelotenses que se cadastraram no Domicílio Tributário Eletrônico (DTE) têm oportunidade de aproveitar o benefício oferecido, em cota única, referente ao pagamento de 2024. Para quem não se cadastrou no DTE ou possui débitos pendentes no imóvel, o abatimento dado é de 6%. As guias para o pagamento podem ser emitidas pelo site da Prefeitura, conforme tutorial abaixo, ou obtidas diretamente na Secretaria da Fazenda, na rua Santos Dumont, 149, das 8h às 14h.

Para quem não aderiu ao meio eletrônico ou tem débitos no imóvel, o pagamento deverá ser realizado com as guias físicas recebidas no endereço, para o pagamento único, assim como a guia com a primeira parcela, em caso de parcelamento ao longo do ano. Nessa opção, as demais parcelas devem ser emitidas pelo endereço www.pelotas.rs.gov.br/fazenda - clicando em “Guias de IPTU”.

Adesão

De acordo com o secretário da Fazenda, Cristian Kuster, houve uma adesão de 29% nos pagamentos da cota única de 1º de dezembro. Os outros 71% dos imóveis não haviam feito o pagamento de seu IPTU de 2024. “A procura continua moderada, pois com a informatização do Registro, o sistema faz automático a negativação quando identifica uma parcela em aberto, assim como cancela o registro do contribuinte na identificação do pagamento”, registra o gestor.

Descontos para IPTU

Para o contribuinte que realizou adesão ao DTE até 20 de outubro e não possui débitos pendentes no imóvel:

Desconto Prazo
14% 01/12/2023 (Vencido)
12% 20/12/2023

Para o contribuinte que NÃO realizou adesão ao DTE até 20 de outubro, ou que aderiu e possui débitos pendentes no imóvel:

Desconto Prazo
8% 01/12/2023 (Vencido)
6% 20/12/2023

Saiba como emitir a guia do IPTU on-line

1. Acesse o site da Prefeitura de Pelotas pelo link www.pelotas.com.br e clique no quadro “Serviços ao Cidadão”, localizado na aba “Serviços”, na parte superior da tela.

2. Você será redirecionado ao Serviços ao Cidadão. Nessa etapa, clique no quadro “Serviços Tributários”.
Na sequência, clique no quadro “Guias de IPTU”.

3. Após clicar em Guias de IPTU, você será redirecionado ao site Asten Processos, onde serão solicitados sua inscrição imobiliária e o código da imagem ao lado. Caso não lembre da inscrição do seu imóvel, você pode entrar com seu login, clicando no link “Clique aqui”, logo abaixo.

4. Depois de logado, clique em “Pesquisar Imóvel”, digite o nome da rua em logradouro e o número do imóvel. Após, clique em “Localizar”.

5. Após, clique novamente em “Guias de IPTU” e escolha as parcelas para realizar a impressão. A emissão poderá ser feita por meio de parcela individual ou a impressão do carnê completo.

* Ao contrário do informado na versão impressa, o prazo de adesão do DTE era 20 de outubro e não 20 de dezembro. Pedimos desculpas pelo erro. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Expedição Seival destaca projeto Hidrovia Brasil - Uruguai Anterior

Expedição Seival destaca projeto Hidrovia Brasil - Uruguai

Editais para ponte de Jaguarão e hidrovia da Lagoa Mirim são lançados Próximo

Editais para ponte de Jaguarão e hidrovia da Lagoa Mirim são lançados

Deixe seu comentário