129 anos
Diário Popular celebra o passado com novos projetos para o presente
Abertura de conteúdos e construção de valorização de mais canais que aproximem ainda mais o leitor são algumas das ações que devem fortalecer a marca
Paulo Rossi -
Celebrar o tempo transcorrido sem tirar os olhos do futuro. É com esse espírito que a direção do Diário Popular está empenhada em cada vez mais utilizar das novas ferramentas de comunicação para aproximar o Jornal - que completou 129 anos na última terça-feira (27) - das diferentes comunidades que alcança. "Estamos apagando as velinhas dos 129 e começando os 130 anos", diz a superintendente, Virginia Fetter.
A intenção é de que os leitores se sintam ainda mais acolhidos pela marca. "Nós vamos ao longo deste ano trabalhar muito em cima das mudanças enormes que estão ocorrendo", comenta a superintendente. A direção quer manter o Diário Popular fiel ao seus atuais assinantes, além de proporcionar todas as outras mídias disponíveis para eles e para as novas gerações. "É um convite para que a comunidade nos acompanhe nesta nova trajetória."
Essa aproximação está se materializando em diferentes frentes. Uma delas está relacionada à abertura de conteúdos do site, com a transição de modelo paywall mais rígido para um mais poroso. A orientação é abrir notícias associadas a várias esferas, principalmente aquelas ligadas a serviços. Desta forma, o leitor terá mais um canal de informação disponível, com dados municipal, estadual, federal e internacional, sem ter que necessariamente pagar por ele.
A abertura de conteúdo também deve reposicionar o Diário Popular na busca do Google. Esta ação vai facilitar o acesso das matérias para quem está atrás de informação por meio da ferramenta, além de, claro, trazer mais visibilidade ao Jornal.
Novo modelo
Entender os processos digitais e como a atividade da imprensa se insere neles tem sido um trabalho contínuo para a direção do Diário Popular, bem como para os demais veículos de comunicação, ao longo da última década. "Nossa comunidade merece tanto investimento", fala Virginia, ao lembrar que a função principal do Jornal é prestar serviços à comunidade.
A meta é interagir, comunicar-se mais e melhor com as comunidades. "Temos que ser o norteador desses processos e não ficarmos reclusos dentro de um modelo de negócios que está em transição."
Esse novo modelo passa também por um forte investimento nas redes sociais, que hoje o público utiliza como ferramenta na busca por informação. "Estamos investindo nas novas mídias, alinhados com o que há de mais atual. É uma maneira dessa comunidade continuar nos acompanhando", diz a superintendente.
E como comunicação não existe como via de mão única, a expectativa é de que os leitores continuem apoiando o Jornal também com a participação, trazendo histórias, relatando fatos que interessem a outros leitores. "Pelotas e região merecem ter um jornal seu, que conte as suas histórias, que prestigie as nossas vocações e eu quero muito que a comunidade participe, interaja conosco."
Para tudo isso a empresa conta com uma equipe cada vez mais capacitada para desenvolver essa interface, na qual o interesse comunitário é fato principal. "Nós confiamos na nossa capacidade de adaptação aos novos tempos e estamos trabalhando para fazer um jornal cada vez melhor."
Novo canal
Neste segmento, o perfil do Diário Popular no Facebook conta, desde a última terça-feira, com canal da Comunidade, grupo para discussão e divulgação de acontecimentos urgentes e compartilhamento de notícias e informações sobre Pelotas e toda Zona Sul. Basta se cadastrar.
Outra marca que deve continuar a ser fortalecida neste ano é a do Clube Premium, o cartão de descontos do assinante, produto já muito valorizado pelo assinante. A intenção é a de que o leitor que ainda não conhece perceba as vantagens de ser um integrante deste clube.
Na próxima quarta-feira (4), em promoção do Clube Premium, ocorrerá masterclass com o maestro Giovane Goulart. Na quinta-feira (5), às 19h, ocorrerá recital de piano com o músico, com entrada franca para os assinantes. O Conservatório de Musica da UFPel é o local do evento.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário