Urnas

Eleições para o Conselho Tutelar ocorrem neste domingo

Cerca de 246,9 mil pelotenses estão aptos a votar; Município terá transporte público gratuito das 6h às 19h por conta do pleito

Foto: Jô Folha - arquivo - DP - Função é exercida por quatro anos pelos eleitos

Neste domingo (1º), ocorrem, em todo o País, as eleições para o Conselho Tutelar. Em Pelotas, a comunidade vai às urnas para eleger os 30 conselheiros que, pelos próximos quatro anos, deverão defender os direitos das crianças e adolescentes do Município. Este ano, 55 candidatos concorrem para os cargos, que terão seus novos ocupantes divulgados no dia seguinte ao pleito. Na última eleição, em 2019, cerca de 22,5 mil pelotenses participaram da votação.

No processo deste ano os candidatos passaram por cinco etapas de seleção antes de chegar ao período de campanha eleitoral, que iniciou no dia 4 de setembro e termina neste sábado. Prova teórica e avaliação psicossocial foram algumas das questões cumpridas pelos candidatos. De 92 pessoas que participaram da prova de aptidão, apenas 55 compõem a lista oficial de candidatos. Em relação à última eleição, o número representa menos da metade dos candidatos de 2019, quando 111 concorreram aos cargos. Além dos 30 eleitos, outros 30 suplentes também são chamados para realizar a capacitação específica do Conselho.

O órgão responsável pela organização da eleição, a nível municipal, é o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Comdica). A votação não é obrigatória, mas é extremamente recomendada devido à importância das atribuições do Conselho Tutelar. Uma das medidas para incentivar e facilitar a participação popular no Município, este ano, é o passe livre no transporte público, que estará valendo das 6h às 19h deste domingo.

Orientação aos eleitores
Quem deseja votar nas eleições do Conselho Tutelar deve comparecer, entre 8h e 17h deste domingo, em um dos 30 pontos de votação espalhados pela cidade de acordo com a zona eleitoral. No link t.ly/lista-conselho-pelotas, é possível conferir todos os candidatos à eleição e, também, a lista completa dos pontos de votação.

Para participar, basta estar com título de eleitor regularizado e ir ao seu respectivo local de votação portando documento oficial com foto. O resultado das urnas deve ser divulgado na próxima segunda-feira e a publicação da lista oficial deve ser no dia 6 de outubro. Já a posse dos eleitos está prevista para o dia 10 de janeiro de 2024.​

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Apae se mobiliza para sensibilizar comunidade e reerguer a instituição Anterior

Apae se mobiliza para sensibilizar comunidade e reerguer a instituição

A dez anos do Marco do Saneamento, gestores têm longo desafio pela frente Próximo

A dez anos do Marco do Saneamento, gestores têm longo desafio pela frente

Deixe seu comentário