Saúde pública

Emenda parlamentar deve garantir castramóvel

Investimento de R$ 190 mil será destinado a compra de unidade móvel para castração de animais

Uma emenda parlamentar, de R$ 190 mil, aprovada recentemente será destinada à aquisição de uma unidade móvel de castração. O pleito não é novo. Em 2017, o mesmo montante já havia sido aprovado, entretanto, o recurso foi direcionado para outros fins. Conforme a vereadora Cristina Oliveira (PDT), com auxílio do deputado federal Pompeo de Mattos (PDT), a verba foi reconquistada e agora com garantias da aplicação na esterilização dos animais. Segundo Isabel Madrid, chefe do Departamento de Vigilância Ambiental e Saúde da prefeitura, atualmente, são realizadas cem castrações/mês, por meio de convênio com a ONG SOS Animais. Em anos anteriores esse número chegou a ser de 500 intervenções e até o final do ano aumentará de forma progressiva a chegar em 200 castrações/mês.

Além de contribuir para o aumento desse índice, o castramóvel possibilitará que o serviço chegue até regiões distantes do Centro. Segundo a vereadora Cristina, esse seria o principal motivo pela insistência da compra. "Nos bairros mais afastados, é comum a existência de animais semi-domiciliares, aos cuidados da comunidade". Ela chama atenção que devido a dificuldade de locomover o animal até o Centro, muitos deles acabam não sendo castrados. "A compra deste veículo vai ajudar muito, por aumentar as possibilidades de castração desses animais", afirma.

Ainda não há prazo para que o veículo de castração ganhe as ruas. Após aprovação da emenda, o próximo passo é aguardar pelo repasse efetivo da verba para então dar início a um processo de licitação. A forma de atuação ainda não está definida. "Tem alguns modelos em cidades vizinhas, mas ainda não podemos determinar como vai funcionar. Parcerias com universidades, que precisam fornecer estágios para os seus estudantes, pode vir a ser uma alternativa", projeta a vereadora.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Os braços da educação federal em Pelotas Anterior

Os braços da educação federal em Pelotas

Pêssego pode fazer parte da merenda Próximo

Pêssego pode fazer parte da merenda

Deixe seu comentário