Educação
Escolas de Rio Grande receberão a instalação de paineis solares
Prefeito se reuniu na manhã desta terça-feira com representantes de empresas para debater o projeto
A administração municipal, através do Gabinete de Programas e Projetos Especiais (GPPE) de Rio Grande, realizou, na manhã desta terça-feira (31), uma reunião com representantes das empresas Inove e Walm e com o secretário da Educação, André Lemes, para debater um projeto de instalação de placas fotovoltaicas na EMEI Débora Sayão, localizada no Parque Urbano do Bolaxa, e na EMEF Eliézer de Carvalho Rios, no Balneário Cassino.
A proposta do projeto é do Gabinete de Programas e Projetos Especiais (GPPE) e foi enviada para o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado, José Alexandre Zachia Alan, no mês de março, tendo recebido o retorno com a aprovação neste mês.
A empresa Inove, sediada em Pelotas, e a Walm, de São Paulo, são especializadas em energias renováveis e engenharia e tecnologia ambiental, respectivamente. A Walm será a responsável pela execução do projeto.
“A cidade do Rio Grande sempre manifestou interesse na aplicação deste tipo de energia e a empresa Walm está no mercado há 25 anos, tendo três pilares de atuação: o primeiro é a avaliação do impacto ambiental, dentro do qual é trabalhada a educação ambiental. O segundo é o setor de gerenciamento das áreas contaminadas e o terceiro é a área de engenharia e tecnologia ambiental e hidrologia. A instalação dos painéis solares implicará na racionalização do consumo de energia elétrica e servirá como exemplo para outras escolas, além de dar início à possibilidade da utilização de energias renováveis em âmbitos maiores, como hospitais.”, explicou Jacinto Constanzo Júnior, sócio-diretor da empresa Walm.
Aprovado o projeto, a segunda fase é a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta, entre o Ministério Público Estadual e o Executivo Municipal. A data de começo das obras será definida após a resolução de questões burocráticas.
Após a reunião, a documentação foi entregue, formalmente, ao prefeito Alexandre Lindenmeyer, que pôde conversar com os representantes de ambas as empresas.
*Com informações da assessoria da prefeitura de Rio Grande
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário